Tempo
|
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - Pandemia e cuidados paliativos - 16/05/2020

Da Capa à Contracapa

A pandemia e os cuidados paliativos

16 mai, 2020 • José Pedro Frazão


As médicas Isabel Galriça Neto, autora do ensaio "Cuidados Paliativos: Conheça-os Melhor", e Edna Gonçalves, que preside à Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos, respondem sobre a importância destes cuidados de saúde e as respostas dadas em contexto de pandemia.

Isabel Galriça Neto e Edna Gonçalves dirigem Serviços de Cuidados Paliativos em hospitais nas principais cidades – uma no setor público e outra no privado.

Edna Gonçalves é presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos e Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos no Hospital de São João no Porto, um dos mais pressionados na pandemia de Covid-19.

Isabel Galriça Neto é diretora da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz – Lisboa, foi deputada eleita pelo CDS e acaba de escrever para a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) um ensaio sobre o tema, intitulado "Cuidados Paliativos: Conheça-os Melhor".

Esse é o mote para o programa onde se analisam as diversas dimensões destes cuidados de saúde multidisciplinares, avaliando também a forma como a pandemia pôs à prova e aproveitou (ou não) a capacidade instalada de cuidados paliativos no sistema nacional de saúde.

O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, com moderação de José Pedro Frazão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.