Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19

Vaticano prepara reabertura da Basílica de São Pedro no dia dos 100 anos de João Paulo II

15 mai, 2020 - 17:42 • Aura Miguel , Cristina Nascimento

Vão reabrir também as outras basílicas papais - Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo extramuros.

A+ / A-

A Basílica de São Pedro tem estado a ser preparada para reabrir portas na próxima segunda-feira, 18 de maio, como previsto no acordo com as autoridades de saúde italianas que autorizaram o regresso das celebrações comunitárias.

Além da Basílica de São Pedro, também a Basílica de Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo extramuros vão voltar a abrir ao público e por isso foram também alvo de operações de limpeza e desinfeção.

Na quinta-feira, os responsáveis do Vaticano estiveram reunidos para debater “as medidas adequadas para o regresso seguro das celebrações litúrgicas. Uma das hipóteses é a medição da temperatura corporal dos participantes nas celebrações.

A reabertura de portas das basílicas papais acontece no preciso dia em que se assinala o centenário do nascimento de João Paulo II.

Itália iniciou, em 4 de maio, uma retoma gradual de algumas atividades económicas, após mais de dois meses de confinamento.

A Itália registou 242 óbitos associados ao novo coronavírus nas últimas 24 horas, número ligeiramente inferior em relação aos dados de quinta-feira, totalizando desde o início da crise 31.610 vítimas mortais, divulgou esta sexta-feira a Proteção Civil italiana.

O país mantém a tendência de uma desaceleração nos novos casos de contágio.

Com o registo de 789 novos casos nas últimas 24 horas, o número total de infetados no país desde o início da pandemia é de 223.885.

O Vaticano regista 12 casos positivos, dois já recuperados e 10 ainda em tratamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+