Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Parques de campismo podem reabrir na segunda-feira com dois terços da lotação

15 mai, 2020 - 21:20 • Lusa

A medida foi aprovada esta tarde em Conselho de Ministros, no âmbito da nova fase de desconfinamento.

A+ / A-

Veja também:


Os parques de campismo e caravanismo, bem como as áreas de serviço de autocaravanas, vão poder reabrir na segunda-feira, com uma lotação máxima de dois terços da sua capacidade total, anunciou esta sexta-feira o Governo.

A medida foi aprovada esta tarde em Conselho de Ministros, no âmbito da nova fase de desconfinamento que se inicia na segunda-feira, no contexto da pandemia de covid-19.

Em comunicado, o Ministério da Economia avançou que, para reforçar a confiança no destino Portugal e nos seus recursos turísticos, o Turismo de Portugal atribui o selo “Clean & Safe”, que abrange também estes espaços.

A este selo aderiram já mais de 4.000 empresas do setor turístico.

De acordo com a nota, os 162 parques de campismo e caravanismo registados no Turismo de Portugal podem requerer o selo online, através do Registo Nacional de Empreendimentos Turísticos, tendo até ao momento aderido perto de 60.

A partir de hoje, como resultado de uma parceria entre o Turismo de Portugal e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é lançada a plataforma para atribuição do selo a áreas de serviço de autocaravanas.

“Portugal é o melhor destino turístico do mundo e o campismo e autocaravanismo em Portugal só podem estar a esse nível. Estamos também a criar as melhores condições para que os autocaravanistas parqueiem de forma organizada e segura nos nossos parques de campismo e caravanismo e nas áreas de serviço de autocaravanas, que oferecem condições excelentes para os receber”, referiu, citada na nota, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

O selo, que é 100% digital, gratuito e válido até 30 de abril de 2021, exige a implementação de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, deve assegurar o distanciamento social e a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garantir os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

Os estabelecimentos turísticos e de alojamento local passam a poder prestar serviços de restauração e de bebidas ao público em geral a partir de dia 18 de maio, não só aos seus hóspedes, como até aqui se verificava, respeitando esses espaços as medidas também hoje aprovadas para os restaurantes e similares.

No âmbito da declaração do estado de emergência em Portugal, para combater a pandemia de covid-19, o Governo tinha definido até 27 de março o prazo para os utentes saírem dos parques de campismo e de caravanismo, enquanto os residentes a título permanente nestes estabelecimentos turísticos puderam neles permanecer para assegurar a resposta à necessidade habitacional.

Na altura, a secretária de Estado Rita Marques referiu à Lusa que o encerramento dos parques de campismo e de caravanismo estava a decorrer "de forma ordeira e tranquila", sublinhando o regresso dos turistas estrangeiros aos países de origem.

A segunda fase de desconfinamento começa na segunda-feira, mantendo-se o dever cívico de recolhimento e com uma prorrogação do estado de calamidade.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros entretanto divulgado, foi aprovada "a resolução que prorroga a declaração de situação de calamidade até às 23:59 do próximo dia 31 de maio, dando continuidade ao processo de desconfinamento iniciado em 30 de abril, sem colocar em causa a evolução da situação epidemiológica em Portugal".

Em Portugal, que entrou em 03 de maio em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência, desde 19 de março, morreram 1.190 pessoas das 28.583 confirmadas como infetadas e há 3.328 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+