Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lares e Covid-19: Idosos terão direito a uma visita por semana

15 mai, 2020 - 19:21 • Lusa

Visitas a lares de idosos por familiares retomam segunda-feira, confirmou o primeiro-ministro. Proibição "foi uma das decisões mais difíceis", diz António Costa

A+ / A-
Idosos em lar do Montijo reencontram-se com familiares numa "box das emoções"
Idosos em lar do Montijo reencontram-se com familiares numa "box das emoções"

Veja também:


As visitas aos lares de idosos por parte de familiares são retomadas na segunda-feira. O limite nesta fase será de um visitante, uma vez por semana, com marcação prévia, durante um máximo de 90 minutos, aprovou o Conselho de Ministros.

As visitas aos idosos vão decorrer com "distanciamento físico, máscara e regras de higienização", segundo o Governo.

Esta é uma das medidas mais relevantes da segunda fase do plano do executivo de levantamento gradual de restrições face à pandemia de covid-19 e foi transmitida por António Costa no final do Conselho de Ministros.

"A partir de segunda-feira vai ser possível retomar as visitas a lares por parte de familiares", declarou o primeiro-ministro, em conferência de imprensa, após referir que as restrições a estas visitas "foi uma das decisões mais difíceis" tomadas pelo seu executivo.

O regresso das visitas por parte de familiares, porém, segundo António Costa, continuarão a ter restrições em termos de número de pessoas e de normas de distanciamento social no interior dos lares.

"Todos temos consciência que este afastamento tem sido particularmente duro para as famílias que têm pessoas nos lares e para os idosos que estão internados nos lares. Mas é um afastamento que tem sido feito para proteção dos próprios idosos, que como sabemos fazem parte de um grupo de risco", justificou o primeiro-ministro.

Nesse sentido, de acordo com o líder do executivo, os idosos "merecem toda a atenção e um carinho especial na sua proteção".

"Bem sei que, para muitos, é muito difícil entender-se esta proteção como tal e não a sentirem como uma rejeição ou um esquecimento. Mas são medidas adotadas no interesse dos próprios. Esta passo que vamos dar é no sentido de permitirmos reaproximações que são fundamentais, quebrar esse isolamento, embora com cautelas porque é fundamental continuar a preservar a saúde dos nossos idosos", reforçou.

[notícia atualizada às 20h09]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+