Tempo
|
A+ / A-

Criança com doença de Kawasaki já teve alta, anuncia DGS

15 mai, 2020 - 13:30 • Redação

Graça Freitas disse esta sexta-feira que o estado de saúde desta criança "evolui bem", num caso de inflamação dos vasos sanguíneos associada à Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou esta sexta-feira que a criança portuguesa com a doença de Kawasaki, associada à Covid-19, já teve alta hospitalar.

“Tivemos um caso da doença de Kawasaki. Reportámos esse caso. Foi uma criança que evolui bem e, tanto quanto sabemos, teve alta”, disse Graça Freitas, em conferência de imprensa.

A diretora-geral da Saúde garante que as autoridades estão atentas, “no serviço de pediatria”, a esta síndrome, caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos em todo o corpo, e estão prontas a “diagnosticar e a tratar”.

Graça Freitas adianta que Portugal já reportou este caso internacionalmente e já consta no mais recente boletim do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

A doença de Kawasaki é uma síndrome pouco comum caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos em todo o corpo, que agora está a ser relacionada com a Covid-19. A informação é avançada no site do Centro de Investigação sobre a Doença de Kawasaki, nos Estados Unidos.

Segundo o mesmo centro, a doença de Kawasaki afeta quase que exclusivamente crianças. A maioria dos doentes tem menos de cinco anos e, por razões ainda desconhecidas, os meninos têm o dobro da probabilidade de vir a sofrer desta doença do que as meninas.

Portugal regista 1.190 mortos (são mais seis que na quinta-feira, o número mais baixo desde 22 de março) e 28.583 infetados (mais 264, o que supõe um aumento de 0,9%) pelo novo coronavírus, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).

O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de quinta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortos (677), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (262), da região Centro (221), do Algarve (14) e do Alentejo, com um morto. O boletim dá conta de 15 óbitos nos Açores. O arquipélago da Madeira segue sem registo de mortes por Covid-19.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+