Tempo
|
A+ / A-

Conheça as regras para ir à praia durante a pandemia de Covid-19

15 mai, 2020 - 18:40 • Redação

"Cada um será fiscal de si próprio", disse António Costa. Se as regras forem violadas as autoridades podem avançar para a interdição da praia em questão. Haverá semáforos e uma aplicação para os banhistas saberem se há muita ou pouca gente no areal.

A+ / A-

Veja também:


"A praia não constitui um risco para a saúde pública, o que é preciso é compatibilizar o acesso livre à praia com o distanciamento social", afirma o primeiro-ministro, António Costa, que esta sexta-feira anunciou as regras de acesso aos areais em tempo de pandemia de Covid-19.

A época balnear arranca a 6 de junho. António Costa confirma que haverá um sistema de semáforos em cada praia e será criada uma aplicação para os banhistas, antes de saírem de casa, saberem se os areais estão com pouca ou muita gente.

Haverá distanciamento social obrigatório e horários específicos, disse o primeiro-ministro em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, que decidiu as novas medidas de desconfinamento da economia e da sociedade.

"Cada um será fiscal de si próprio", disse António Costa. Se as regras forem violadas as autoridades podem avançar para a interdição da praia em questão. O primeiro-ministro acrescentou que vai ser reforçada a presença da Polícia Marítima nas praias não vigiadas.

Conheça as novas regras para as praias:


  • Distanciamento físico de 1,5 metros entre utentes (que não façam parte do mesmo grupo)
  • Afastamento de 3 metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos
  • Interditas atividades desportivas com 2 ou mais pessoas, como jogar à bola, raquetes ou disco (exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares)
  • A informação atualizada sobre o estado de ocupação das praias vai estar de forma contínua, em tempo real, na aplicação "Info praia" e no sítio da Associação Portuguesa do Ambiente na internet.
  • O estado de ocupação será anunciado através de sinalética tipo semáforo na praia: Verde: ocupação baixa (1/3); Amarelo: ocupação elevada (2/3); Vermelho: ocupação plena (3/3)
  • Interdito o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado
  • Possibilidade de interdição da praia, por motivo de proteção da saúde pública, em caso de incumprimento grave das regras pelas concessionárias ou pelos utentes
  • Em regra, cada pessoa ou grupo só pode alugar toldos ou barracas de manhã (até 13h30) ou tarde (a partir das 14h00)
  • Máximo de 5 utentes por toldo, colmo ou barraca
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    17 mai, 2020 Lisboa 10:56
    Um dia de calor assim-assim e as regras foram para o lixo. Acham mesmo que isto vai resultar em dias de 36 graus, sem vento e com Sol a brilhar intensamente? Fantasia! Os que conseguirem chegar à praia recusar-se-ao a sair, e os bloqueados em filas de quilómetros, tentarão forçar a entrada. É melhor o governo acender umas velinhas e rezar por um Verão rasca e um Outono antecipado ...

Destaques V+