Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Governo aprova reabertura de estádios e ajustamentos para competições

15 mai, 2020 - 20:57

Em causa está, nomeadamente, a regulamentação do que ainda há por disputar na I Liga de futebol e a final da Taça de Portugal, competições que estão suspensas, mas não foram dadas por encerradas, em consequência da pandemia de covid-19.

A+ / A-

Veja também:


O Governo aprovou esta sexta-feira a reabertura dos estádios, campos de futebol, râguebi e similares, no quadro do processo de desconfinamento, agora com "um elenco menos intenso de restrições, suspensões e encerramentos".

O estado de emergência é prorrogado até 31, "sem colocar em causa a evolução da situação epidemiológica em Portugal", refere o comunicado de hoje do Conselho de Ministros, que depois estabelece uma lista de medidas, algumas das quais com repercussão no desporto.

Além da reabertura daquelas estruturas, há ainda a retoma do ensino da náutica de recreio e a realização de vistorias e certificação de navios e embarcações.

"Relativamente à atividade física e desportiva, introduzem-se ajustamentos aplicáveis a praticantes desportivos profissionais ou de alto rendimento, desde que as respetivas competições ainda decorram", adianta por outro lado o comunicado.

Em causa está, nomeadamente, a regulamentação do que ainda há por disputar na I Liga de futebol e a final da Taça de Portugal, competições que estão suspensas, mas não foram dadas por encerradas, em consequência da pandemia de covid-19.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas - Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Os campeonatos de futebol de França, Países Baixos e Bélgica foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 4 de junho.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infetou mais de 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram já 1.190 pessoas, de um total de 28.583 infetados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+