Emissão Renascença | Ouvir Online
Fernando Medina-João Taborda da Gama
O presidente da Câmara de Lisboa e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver na capital olham para os principais temas da atualidade.
A+ / A-
Arquivo
Fernando Medina e João Taborda da Gama - A crise do Novo Banco e os artistas que passam fome- 15/05/2020

Taborda da Gama

“Centeno é posto a andar de forma pouco elegante na praça pública”

15 mai, 2020 • João Carlos Malta (texto), Miguel Coelho (moderação do debate)


João Taborda da Gama elegeu a trama política à volta do Novo Banco que envolveu o primeiro-ministro, António Costa, o ministro das Finanças, Mário Centeno, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como o facto da semana. Medina prefere valorizar os números do primeiro período de desconfinamento.

João Taborda da Gama pensa que do caso à volta da transferência do Estado de 850 milhões de euros para o Novo Banco resulta um ministro das Finanças muito fragilizado, num período de pandemia em que as contas públicas vão estar especialmente sob pressão.

“Centeno é posto a andar de forma pouco elegante na praça pública”, diz o comentador no espaço a Renascença que partilha com o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Taborda da Gama elegeu a “novela Centeno, Marcelo e Costa”, como o episódio que marca a semana que agora acaba. Para o comentador, fica evidente que o ministro das Finanças “está de saída”, “ou se não está, as coisas em políticas não são o que parecem”.

O lançamento do segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa por António Costa, numa visita esta semana à Autoeuropa, em Palmela, é sinalizada por Taborda da Gama como o assumir de que o atual presidente é o candidato do PS, até porque Marcelo tem uma taxa de aprovação superior à da putativa candidata do espetro socialista, Ana Gomes.

João Taborda da Gama diz ainda que esta é uma altura especialmente complicada para o país em que o Ministério das Finanças vai ser muito necessário, e que este episódio irá por certo contribuir para o que vai acontecer doravante.

O autarca da capita, Fernando Medina, não tem dúvidas de que a crise política foi um tema marcante, mas preferiu eleger os primeiros resultados do desconfinamento como o facto mais importante que se passou nos últimos dias.

Reconhece que os valores conhecidos ainda não são resultados “sólidos”, mas são “positivos”. E que apesar do receio de uma explosão de casos que existia depois de ser decretado o desconfinamento pós-quarentena, o mesmo até ver não se confirmou. “Fizémo-lo sem aumento de casos”, defende.

Fome na cultura

Em entrevista à Renascença, o ator Nuno Lopes fala de um cenário de fome no setor artístico, que resulta da crise económica e social que a Covid-19 está a provocar. Um alerta que deixa preocupados os comentadores, mas Taborda da Gama entende que o setor dos artistas “foi fustigado, mas não foi esquecido”, e que a nível municipal, por exemplo, a opção foi a de não cancelar eventos já agendados, mas adiá-los.

Taborda da Gama afirma que os artistas que conhece lhe dizem “que isto tem de ser a oportunidade para reformular a burocracia no apoio às artes”.

Já Medina cataloga as artes como uma área fundamental para o desenvolvimento das cidades, e garante que foram colocados um conjunto importante de instrumentos em em marcha para que os apoios cheguem as pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.