Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ordem é para evacuar e desinfetar o Lar do Comércio de Matosinhos

14 mai, 2020 - 13:16 • Luís Aresta

Quarenta e oito utentes com teste negativo à Covid-19, todos dependentes de cuidados médicos, estão a ser transferidos para o Hospital Militar do Porto. Outros ficarão numa enfermaria montada pela Câmara de Matosinhos e em instituições de Vila Nova de Gaia e Matosinhos. A Proteção Civil quer iniciar a desinfeção do Lar do Comércio ainda esta semana.

A+ / A-

Veja também:


A operação de retirada de 48 utentes do Lar do Comércio de Matosinhos, alguns com Covid-19, arrancou esta quinta-feira. A autarquia vai avançar com a desinfeção do espaço, com o apoio dos militares.

“A nossa expetativa é que a mobilização externa e interna ocorra entre hoje e amanhã. Não vemos razão nenhuma, da parte da instituição, para que não proceda às operações de mobilização interna dos seus utentes, que permitam que, até ao final da semana, tenhamos as operações de desinfeção preparadas para entrar ao serviço”, disse à Renascença o vereador da proteção civil de Matosinhos, José Pedro Rodrigues.

O autarca dá conta das operações em curso. “Foram transferidos 12 dos 58 utentes que serão mobilizados externamente; 48 destes utentes vão ser transferidos para o Hospital Militar do Porto e para o centro da Cruz Vermelha de Vila Nova de Gaia”.

“Tratam-se de 48 utentes negativos para Covid-19, mas são pessoas dependentes. A prioridade recaiu sobre estes utentes porque nos preocupa a sua situação de saúde e a dificuldade que o lar tem em prestar os cuidados básicos”, explica José Pedro Rodrigues, concretizando que “esta avaliação foi feita depois de termos percebido que o lar tinha pedido à Segurança Social 30 trabalhadores para este efeito”.

Na operação estão a participar corporações de bombeiros de Matosinhos e de outros municípios, ativados pelo Comando Distrital de Proteção Civil, com 16 viaturas e cerca de 36 operacionais.

Decorridas várias semanas sobre a deteção dos primeiros casos de Covid-19 no Lar do Comércio, a preocupação mantém-se. “Estamos preocupados e vamos, ainda hoje, mobilizar 11 utentes positivos de Coivd-19 para o Centro de Apoio Comunitário de Matosinhos”, refere o vereador da Proteção Civil.

“Contamos com a colaboração do lar na identificação e seleção dos utentes a mobilizar prioritariamente e esperamos que esta operação seja concluída ainda durante o dia de hoje”, sublinha José Pedro Rodrigues.

De acordo com o autarca, “o município de Matosinhos implementou uma enfermaria com 78 camas, para que os utentes negativos para Covid-19, mas que tenham autonomia, possam provisoriamente deixar o edifício principal do lar, ficando 70 desses utentes alojados nessa enfermaria, permitindo que a operação de desinfeção seja feita o mais completa e rapidamente possível”.

Vários funcionários do Lar do Comércio estão infetados

Nestas declarações à Renascença, o autarca de Matosinhos confirma que “há um conjunto de funcionários que testaram positivo para a Covid-19”.

“Os testes continuarão a ser realizados, para que nos próximos oito dias o Lar do Comércio possa recrutar e formar as dezenas de trabalhadores de que diz precisar para cuidar convenientemente dos seus utentes.”

José Pedro Rodrigues adianta que nos próximos oito dias, com o auxílio do Exército e coordenação da Proteção Civil distrital, “iremos proceder à desinfeção do edifício do Lar do Comércio, para que o regresso de todos se possa fazer em segurança”.

Mapa da Covid-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+