Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19

​Mais enfermeiros infetados do que se pensava? Ordem reclama testes regulares

14 mai, 2020 - 22:41 • Cristina Nascimento , Hugo Monteiro

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros admite ainda que os profissionais de saúde podem não estar a usar equipamento de proteção individual adequado.

A+ / A-

Veja também:


A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, reclama testes regulares para os profissionais de saúde. O apelo surge depois de revelado um estudo da Fundação Champalimaud que conclui que a taxa de infeção com Covid-19 é 10 vezes superior ao conhecido.

“Isto vem comprovar a necessidade daquilo que a Ordem dos Enfermeiros esteve sempre a pedir desde o início que é testar os profissionais de saúde regularmente e não só quando têm sintomas e uma exposição de alto risco, que é aquilo que diz a norma da Direção-Geral da Saúde”, dia à Renascença a bastonária.

Ana Rita Cavaco diz que este estudo científico vai permitir “esses testes sejam feitos”.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros considera que alargar a testagem é particularmente importante “nesta altura em que da retoma assistencial em cirurgias e consultas”.

Ana Rita Cavaco admite ainda que os novos dados agora divulgados “podem significar também a não utilização de equipamentos de proteção individual adequado”.

De acordo com dados divulgados na quarta-feira pelo secretário de Estado da Saúde, há 3.183 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, responsável pela Covid-19, entre os quais 477 são médicos e 838 enfermeiros.

Somam-se 774 assistentes operacionais, 152 assistentes técnicos e 107 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica infetados, revelou António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de atualização de dados sobre a pandemia em Portugal.

António Lacerda Sales também revelou que os dados acumulados apontam para 658 profissionais de saúde recuperados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+