Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Grupo de 52 requerentes de asilo deixa Ota após testes negativos

14 mai, 2020 - 20:08 • Lusa

A 20 de abril, foram colocados em quarentena na Base Aérea da Ota 171 cidadãos estrangeiros requerentes de asilo que estavam hospedados num hostel em Lisboa.

A+ / A-

Veja também:


Cinquenta e dois requerentes de asilo deixaram esta quinta-feira a Base Aérea da Ota, em Alenquer, onde se encontravam em quarentena devido à Covid-19, depois de terem testado negativo à doença, disse fonte do Conselho Português para os Refugiados.

A mesma fonte adiantou que, além destas, se encontram mais três pessoas a aguardar pelo resultado do teste, para saber se estarão em condições de ser retiradas.

Segundo explicou a fonte do Conselho Português para os Refugiados (CPR), este grupo retirado da Base Aérea da Ota, será dividido em três grupos, “consoante a fase em que se encontram os seus pedidos de asilo”.

Assim, pelo menos 10 pessoas, cujo processo de admissibilidade está a decorrer, ficarão sob a responsabilidade do Conselho Português para os Refugiados (CPR) e serão realojadas num local, já escolhido, na cidade de Lisboa.

Já duas pessoas, que têm o processo concluído, ficarão sob responsabilidade da Segurança Social enquanto as restantes 40, que recorreram de uma decisão de admissibilidade negativa, vão ficar sob alçada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Segundo o CPR, “deverão ser realizados mais testes nos próximos dias, esperando-se que as pessoas continuem a sair à medida que forem testando negativo”.

A 20 de abril, foram colocados em quarentena na Base Aérea da Ota 171 cidadãos estrangeiros requerentes de asilo que estavam hospedados num hostel em Lisboa, por a grande maioria ter testado positivo à presença do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Portugal regista hoje 1.184 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que na quarta-feira, e 28.319 infetados, mais 187, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+