Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Testes serológicos

Covid-19: ​Enfermeiros infetados podem ser dez vezes mais do que os diagnosticados

14 mai, 2020 - 15:27 • Dina Soares

A Fundação Champalimaud e a Ordem dos Enfermeiros promoveram um rastreio nos hospitais de Santa Maria e Santo António e detetaram um número de enfermeiros e auxiliares infetados muito superior ao que se conhecia.

A+ / A-

Veja também:


A taxa de infeção dos enfermeiros e auxiliares que estiveram na linha da frente do combate à covid-19 é dez vezes superior ao que se conhecia. Os dados são da Fundação Champalimaud que fez testes serológicos a cerca de 700 profissionais nos hospitais de Santa Maria, em Lisboa, e de Santo António, no Porto.

No Hospital de Santa Maria, apenas dois dos 310 profissionais testados (0,6%) sabiam que tinham estado infetados. Os testes revelaram que, afinal, 20 pessoas (6,5%) já tinham estado em contacto com o vírus. Os enfermeiros são os mais afetados (7,6%) enquanto os auxiliares são um pouco mais poupados (4,7%).

No Hospital de Santo António, o rastreio abrangeu 347 enfermeiros e auxiliares. Neste universo, era já sabido que três profissionais (0,86%) tinham estado infetados. O estudo agora revelado concluiu que a taxa real de infeção é de 8,4%, ou seja, 29 pessoas com covid-19. Aqui, a taxa de infeção entre os enfermeiros e os auxiliares é muito semelhante.

A Ordem dos Enfermeiros, parceira da Fundação Champalimaud neste estudo, considera que os resultados permitem fazer a extrapolação para toda a população de enfermeiros e assistentes operacionais dos referidos hospitais, concluindo que o verdadeiro número de infetados é muito superior ao identificado.

Apela, por isso, à testagem regular destes profissionais, para sua segurança, mas também para a segurança das pessoas a quem prestam cuidados.

De acordo com dados divulgados na quarta-feira pelo secretário de Estado da Saúde, há 3.183 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, entre os quais 477 são médicos e 838 enfermeiros.

Somam-se 774 assistentes operacionais, 152 assistentes técnicos e 107 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica infetados, revelou António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de atualização de dados sobre a pandemia em Portugal.

António Lacerda Sales também revelou que os dados acumulados apontam para 658 profissionais de saúde recuperados.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+