Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cenário otimista europeu. Pode haver vacina para a Covid-19 no início de 2021

14 mai, 2020 - 11:11 • Paula Caeiro Varela Reuters

Agência Europeia do Medicamento revela que nos próximos meses, talvez ainda antes do verão, pode haver um medicamento aprovado.

A+ / A-
Veja também:

A Agência Europeia do Medicamento (AEM) diz que pode haver uma vacina para o novo coronavírus no espaço de um ano. É um cenário "optimista", de acordo com este organismo europeu, que reage a outras hipóteses sobre uma vacina em setembro.

Marco Cavaleri, o responsável pelas vacinas da AEM, disse aos jornalistas, esta quinta-feira, estar a trabalhar com 33 organizações no desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19 e mostrou-se céptico quanto à hipótese de haver novidades já em setembro.

"Uma vez que o desenvolvimento tem de começar, se formos otimistas, podemos olhar para daqui a um ano. Portanto, o início de 2021", afirmou Cavaleri.

Também descartou a possibilidade de passar por cima da chamada terceira fase de testes de uma vacina. Este responsável salientou ser fundamental para garantir a sua eficácia e segurança.

A Agência Europeia do Medicamento está, por outro lado, a analisar 115 terapêuticas diferentes para tratamento da Covid-19.

Cavaleri reconheceu que talvez ainda antes do verão possa haver um medicamento aprovado para tratar a doença.

Os testes clínicos em curso incluem, entre outros, tratamentos com o Remdesivir (um antiviral que a agência norte-americana congénere aprovou para tratamento de doentes em estado grave), a cloroquina e a hidroxicloroquina, medicamentos para o tratamento da malária.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse (AFP), a pandemia já provocou mais de 295 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou agora a ser o que tem mais casos confirmados (1,86 milhões contra 1,8 milhões no continente europeu), embora com menos mortes (111 mil contra 160 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+