Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rio Ave confiante de que vai jogar em Vila do Conde, mas Dragão será "boa alternativa"

14 mai, 2020 - 13:15 • José Pedro Pinto

Vistoria ao estádio dos vila-condenses, de categoria 3, é esta tarde. António Silva Campos refere a Bola Branca que o clube vai cumprir com as exigências da Direção-Geral de Saúde. Presidente do Rio Ave admite Dragão como "boa alternativa", mas ainda não falou com o FC Porto.

A+ / A-

O presidente do Rio Ave acredita que o Estádio dos Arcos passará na avaliação das condições de higiene e segurança, a realizar esta quinta-feira, mas revela, em Bola Branca, que há uma boa alternativa: o Estádio do Dragão.

"Estamos preparados e temos a certeza absoluta que vamos ao encontro das exigências, em matéria de desinfeção, ventilação e espaços. Temos quatro balneários e espero que seja possível jogar no nosso estádio. Temos consciência de que temos um estádio de categoria 3, mas a nível de áreas vamos ao encontro das exigências da Direção-Geral de Saúde", diz António Silva Campos.

Mas porque pretende ser "parte da solução, e não do problema", o dirigente admite mudar de casa nas últimas dez jornadas da Primeira Liga, para que as exigências sanitárias, que constam do parecer técnico da Direção-Geral da Saúde, sejam plenamente cumpridas. Nesse caso, o Estádio do Dragão, do FC Porto, "seria uma boa alternativa".

Salvaguarda, contudo, que ainda "não houve qualquer contacto nesse sentido". Caso realizasse os jogos, na condição de visitado, no Dragão, o Rio Ave poderia continuar a treinar em Vila do Conde e fazer uma deslocação relativamente curta para disputar as partidas.

Liga Europa obrigou a profunda remodelação do estádio

O Estádio do Rio Ave será vistoriado na tarde desta quinta-feira, a partir das 15h00, no sentido de avaliar as condições do recinto, de categoria 3. Esta classificação - estádios de nível 1,2 e 3 - corresponde ao número de requisitos preenchidos por cada infraestrutura, que consta do Anexo IV do Regulamento de Competições da Liga.

A tabela definida pela Liga prevê preenchimento de condições de múltiplas naturezas, desde questões relacionados licenças, seguros, medidas do terreno de jogo, distância entre área técnica e bancadas, infraestruturas de apoio, iluminação, sinalização, lotação, vias de acesso, estacionamento, entre outros.

António Silva Campos tem consciência do que está em causa, a nível de segurança sanitária, mas também das condições reais que o Estádio dos Arcos oferece. "Vamos fazer tudo para jogar no nosso estádio e estamos a fazer um esforço muito grande", sublinha.

O presidente do Rio Ave recorda que o clube já fez uma "remodelação enorme", na altura em que conseguiu a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa e teve de cumprir as exigências da UEFA para receber jogos no seu estádio.

"Quando fomos apurados para a Liga Europa, fizemos uma vistoria e tínhamos alternativas, de outros estádios. Na altura, a comissão de vistoria fez um relatório e colocámos mãos à obra para ir ao encontro das exigências da UEFA. Gastámos muitos milhares de euros, remodelámos os balneários, a tribuna de imprensa, a tribuna presidencial e os camarotes. A nível interior, é um estádio novo", salienta.

A confiança de Silva Campos é que, agora, caso seja necessário avançar para novas melhorias, o clube conseguirá dar resposta e já parte de uma base mais sustentada.

Famalicão, Moreirense, Santa Clara e Belenenses SAD já decidiram mudar de casa até ao final da época. Por razões diferentes, estes clubes não aguardaram pela vistoria aos seus estádios. Santa Clara e Belenenses SAD vão jogar na Cidade do Futebol, na sede da FPF, em Oeiras; o Famalicão vai utilizar o Cidade de Barcelos, casa do Gil Vicente; o Moreirense muda-se para o D. Afonso Henriques, em Guimarães.

A Primeira Liga será retomada a 4 de junho. A data foi indicada pela Liga, mas continua dependente de validação da Direção-Geral da Saúde, tendo em conta a evolução da pandemia de Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+