Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima vazia e do tamanho do mundo. Reveja a procissão das velas no Santuário

12 mai, 2020 - 21:09

É a primeira vez em mais de 100 anos que as celebrações no Santuário de Fátima não contam com peregrinos. Amanhã, 13 de maio, dia das aparições, a Renascença volta a transmitir as celebrações em direto do recinto do Santuário.

A+ / A-
Procissão das velas no 13 de Maio. Três peregrinos iluminam noite mais escura de Fátima
Procissão das velas no 13 de Maio. Três peregrinos iluminam noite mais escura de Fátima

Veja também:


Quem já esteve em Fátima na noite de 12 de maio lembrar-se-á dos constantes apelos do padre que dirigia as celebrações a pedir silêncio aos peregrinos. Esta terça-feira, pela primeira vez em mais de 100 anos, esse apelo não foi necessário.

Em Fátima, esta noite e amanhã estarão apenas os celebrantes e alguns convidados do Santuário. É o resultado da pandemia que há dois meses impede os católicos leigos de ir à missa.

Na noite em que na Cova da Iria se escuta um silêncio ensurdecedor o bispo de Leiria-Fátima e os responsáveis do Santuário apelam a que os fiéis peregrinem interiormente. O conselho tem sido seguido por muitos, que fizeram chegar à Renascença os seus relatos e as fotografias das velas colocadas à janela. Entre elas a do padre João Costa, que estaria em Fátima não fosse a pandemia e não fosse também o facto de estar a recuperar de Covid-19.

Ainda assim, houve quem insistisse em ir até ao Santuário e não se conformasse com as vedações. Um homem e uma mulher foram detidos ao tentar forçar a entrada no recinto.

A ausência de peregrinos no recinto não é a única novidade neste 13 de maio. Depois da recitação do terço, em vez de uma missa haverá uma celebração da Palavra, presidida pelo cardeal D. António Marto. O ritual aprovado para esta noite de dia 12 inclui ainda um lava-pés, que será feito a três peregrinos que estão simbolicamente presentes em representação de todos os que gostariam de estar mas não estão, por uma questão de segurança e respeitando os apelos dos bispos.

No silêncio do Santuário de Fátima. 12 e 13 de Maio durante a pandemia
No silêncio do Santuário de Fátima. 12 e 13 de Maio durante a pandemia

O fator 1 de Maio

Raramente as celebrações do 1 de Maio e as do 13 de Maio são referidas na mesma frase, mas este ano tornaram-se inseparáveis. A decisão do Governo de ter permitido as primeiras e não as segundas levou muitos católicos a reclamar e a queixar-se de discriminação, esquecendo-se de que quem decidiu que não haveria peregrinos em Fátima este ano foi o próprio cardeal D. António Marto, no dia 6 de abril, antes de se falar sequer nas celebrações da CGTP.

Apesar disso a ministra da Saúde, pressionada em entrevista à SIC, disse que se a Igreja quisesse podia haver celebração, esclarecendo no dia seguinte que se referia apenas a celebrantes e não a peregrinos. A Igreja voltou a afirmar que não ia abrir o recinto e o Governo chegou mesmo a publicar um despacho para regular a celebração, colocando GNR nas ruas em torno de Fátima para dissuadir os peregrinos mais teimosos de se dirigirem ao Santuário.

O Santuário de Fátima costuma receber centenas de milhares de pessoas nas celebrações aniversárias das aparições. O reitor padre Carlos Cabecinhas diz que a celebração sem peregrinos é um momento doloroso para o local, mas alimenta a esperança de que em outubro será possível um regresso à normalidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+