Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Uber vai exigir máscaras a motoristas e passageiros em alguns mercados

13 mai, 2020 - 22:54 • Lusa

O número de passageiros fica limitado a três, todos no banco de trás da viatura.

A+ / A-

Os motoristas da Uber vão ter de tirar uma foto antes de cada serviço a comprovar o uso de máscara, que também será obrigatória para os passageiros, anunciou aquela plataforma eletrónica esta quarta-feira.

Numa reunião digital com jornalistas, a empresa liderada por Dara Khosrowshahi indicou que as novas medidas de proteção contra a covid-19 serão obrigatórias em quase todos os seus mercados: EUA, Europa, México, Canadá e grande parte da América Latina e Ásia.

A Uber já tinha recomendado o uso de máscara aos seus motoristas, mas agora vai mais longe e obriga-os a tirar uma foto com ela colocada, devendo a mesma ser partilhada no aplicativo antes da entrada de passageiros no veículo.

Quanto aos utilizadores da plataforma, não estão obrigados a tirar uma foto, mas devem usar máscara, sem a qual a Uber recomendou aos seus motoristas o cancelamento das viagens.

A empresa sediada em San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, também recomendou que as janelas dos veículos sejam mantidas abertas durante as viagens para melhorar a circulação de ar, limitando a três o número de passageiros que podem andar em cada veículo, todos no banco traseiro da viatura.

A Uber anunciou na semana passada perdas de 2.946 milhões de dólares (cerca de 2.720 milhões de euros) entre janeiro e março, coincidindo com o início da pandemia global da covid-19, um número três vezes maior do que os 1.016 milhões (930 milhões de euros) que perdeu no mesmo período do ano passado.

Naquela ocasião, e apesar dos fracos resultados, Khosrowshahi enviou uma mensagem otimista, assegurando que, depois de “atingir o fundo do poço” em meados de abril, as contas da Uber estavam a recuperar, pouco a pouco, nas últimas semanas e que, embora lhe parecesse óbvio não ser possível tornar a empresa lucrativa em 2020, o atraso seria uma questão de “trimestres, mas não anos”.

Nesse mesmo dia, a empresa anunciou a emissão de 750 milhões de dólares (692 milhões de euros) em títulos de dívida para “possíveis aquisições e transações estratégicas”.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 294 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+