Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Dúvidas crescentes à volta da retoma

11 mai, 2020 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Federação Portuguesa de Futebol divulgou o parecer técnico da Direcção-Geral da Saúde, que estabelece todas regras que devem ser cumpridas enquanto durar a competição.

A Covid-19 continua a fazer o seu percurso causando muitos estragos por esse mundo fora, sem que seja possível prever para quando o abrandamento de uma actividade que originou centenas de milhares de mortos.

No caso português, os números não se apresentam tão perturbadores quanto acontece nos países geograficamente mais próximos de nós, mas nem isso é motivo de consolação. Há infectados e mortos a uma escala que assusta e, dizem alguns peritos, o pior pode ainda nem ter acontecido.

O desporto tem sido também atingido por esta desgraça cujos efeitos já há algum tempo se fazem sentir. No que respeita às modalidades consideradas não profissionais a situação é arrasadora porque, simplesmente, foram todas banidas dos calendários, sem que se saiba quando vai ser possível a retoma.

Já no futebol nem tudo funciona do mesmo modo: há suspensão da actividade a todos os níveis, excepto no escalão máximo, ou seja, na primeira Liga profissional. E por isso foi decidido, política e desportivamente, que o campeonato seja reatado no último fim-de-semana deste mês de Maio, para que assim possam cumprir-se as dez jornadas que restam para cumprir a totalidade do calendário.

A Federação Portuguesa de Futebol divulgou ontem o parecer técnico da Direcção-Geral da Saúde, que estabelece todas regras que devem ser cumpridas enquanto durar a competição.

Trata-se de um documento contendo algumas novidades a que nos iremos referir noutra altura, sendo no entanto de realçar o facto curioso de apenas dez adeptos poderem permanecer nas áreas circundantes dos estádios onde se disputam os jogos.

Há no igualmente notícias recentes que dão crédito a preocupações quanto à possibilidade de poder haver de novo futebol. Jogadores e staff infetados foram já referidos no Belenenses, Vitória de Guimarães, Famalicão, Moreirense e Benfica, sendo de admitir que o número conhecido, treze ao todo, possa vir a aumentar nas próximas horas à medida a que os resultados dos testes realizados venham a chegar ao nosso conhecimento.

Trata-se de sinal de alerta que, a ampliar-se, pode atirar por terra a intenção e o campeonato português chegar ao fim. Aliás, o mesmo acontece na Espanha, na Itália, na Inglaterra, onde a pandemia também tem causado estragos em clubes de futebol.

Só a Alemanha, com mais casos positivos do que todos os outros, mantém a decisão de seguir em frente.

Veremos se ali vai ser possível cumprir todo o percurso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ricardo Martins
    11 mai, 2020 Lisboa 22:46
    Em Portugal a liga só recomeça porque o clube do regime o SL CARNIDE não vai à frente . Estranho é o Recreativo do Lumiar com um plantel de meio da tabela e dirigido por uma luminária, que nem lembrava a um grupo de forcados amadores ter aceite o regresso da liga , o dr. Coragem ainda se vai lamentar pois o antigo estagiário do Casa da Pia que custou 14 milhões , vai atirar o clube para fora da Europa .
  • ADISAN
    11 mai, 2020 Mealhada 15:43
    Na Alemanha, pelo menos o Dynamo Dresden, da 2ª Liga, não vai poder recomeçar na data prevista, pois, para além dos jogadores infectados, tem os restantes em quarentena.