Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Festa do Avante! não é um festival, diz Jerónimo. Comunistas “são muito criativos”

10 mai, 2020 - 09:25 • Lusa

O Governo decidiu que festivais e espetáculos “de natureza análoga” só serão permitidos com lugares marcados e regras de distanciamento. Em entrevista ao Porto Canal, secretário-geral do PCP fala também da reintegração de Miguel Casanova no partido.

A+ / A-

Veja também:


O secretário-geral do PCP rejeita que a Festa do Avante! seja considerada um festival e diz que o partido não tem uma “posição fechada” sobre a sua realização, afirmando que “os comunistas portugueses são muito criativos”.

Interrogado pelo Porto Canal, numa entrevista que será divulgada neste domingo a noite, Jerónimo de Sousa diz querer “conhecer a proposta” do Governo e sublinha que, “ao contrário do que pensa, os comunistas portugueses são muito criativos e a Festa do Avante! não pode ser tratada como um festival”.

“Naturalmente consideraremos, avaliaremos a sua realização”, acrescentou Jerónimo de Sousa, sublinhando que ainda “faltam muito meses” até setembro.

Aquilo que leva o PCP “a não ter uma posição fechada” é o facto de esta questão pressupor uma proposta de lei que o Governo “vai ter de apresentar à Assembleia da República onde são definidos, critérios, limitações, constrangimentos”, explicou.

“Se os cinemas forem abertos, se os teatros forem abertos, se os restaurantes forem abertos, ora aqui está um caminho de reflexão”, afirmou.

Sobre a condenação do Tribunal da Relação de Lisboa, que decidiu que o PCP tem de reintegrar o funcionário Miguel Casanova, o secretário-geral comunista deixou claro que este “não é um processo fechado”.

“Era o que faltava era que alguém pudesse estar contra o partido, estar contra a sua orientação, contra a sua direção e ao fim do mês receba o salário que é resultante da quota, daqueles militantes que pagam um euro, dois euros e que seria para complementar o salário desse trabalhador”, condenou, sublinhando que “o PCP não é uma empresa”.

Questionado sobre se no congresso do PCP deste ano – que garantiu que vai ser mantido apesar de poder “haver algum ajuste e alguma reprogramação” – vai deixar a liderança do partido, o comunista começou por dizer que já tem “respondido umas dezenas de vezes” a essa pergunta.

“Aquilo que me anima, que determina a minha ação é que foram muitos anos, de facto, quase 16 anos com esta responsabilidade, mas eu aprendi neste partido uma coisa importante que é eu estou aqui, com esta responsabilidade, para servir os interesses dos trabalhadores, do povo, do meu partido e não ter qualquer preocupação em relação às alterações, à própria lei da vida e continuo empenhadíssimo em dar essa contribuição ao meu partido com a ideia e com a certeza funda de que a questão do secretário-geral no XXI congresso não será um problema de partido”, declarou.

Em relação ao deputado do Chega, André Ventura, Jerónimo de Sousa assumiu ainda “preocupação” em relação a esses “partidos e movimentos de extrema-direita”, que têm uma “conceção profundamente reacionária da vida e da sociedade” e, sem subestimar, avisou que “quanto mais os alimentarem mais força eles têm”.

“Precisam disso. Não têm organização do partido, não têm cobertura ideológica para aquilo que lhes vai na cabeça e que têm objetivos, mas naturalmente tudo isso será potenciado de cada vez que faz uma provocação”, criticou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    10 mai, 2020 évora 16:12
    Beber vinho tinto , cerveja e bifanas , dançar a 2 metros de distância ... é política . Ele sabe o que foi Patarei ou só conheceu Hitler ?
  • ANTÓNIO
    10 mai, 2020 QUEIJAS 13:20
    Não é o nome do evento que traz o perigo para o público. O vírus não sabe ler nem escolhe eventos aloja-se nas pessoas. Entendodo camara Jerónimo.?
  • João Lopes
    10 mai, 2020 Viseu 13:01
    Assim se vê a insensatez do PCP. A lei é para todos menos para eles... os grande "defensores" do povo!
  • miguel sobral
    10 mai, 2020 Azambuja 10:51
    Anda tudo a cancelar concertos e afins e vem agora os comunistas dizer que a festa do avante não é festa? devem ser diferentes, vão para a Russia ou para a coreia do norte que lá vos cozam o pelo.

Destaques V+