Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Não é pedagogicamente correto dizermos a uma criança ‘não partilhes o brinquedo com o amigo’”

09 mai, 2020 - 23:15 • André Rodrigues , com redação

Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino garantem não ter condições de cumprir todas as regras contra a pandemia quando as creches forem reabertas.

A+ / A-

Veja também:


As creches dizem que não têm condições para impedir crianças de partilhar brinquedos e material didático. Agora que se conhecem algumas das regras de segurança para a reabertura das creches, a 18 de maio, esta é uma preocupação manifestada pela presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino.

Em declarações à Renascença, Susana Baptista lembra que concordaram com todas as medidas apresentadas “a nível de higienização do espaço, controlo de entradas de adultos, substituição do calçado à entrada”.

“Agora, não é funcionalmente possível conseguir garantir que as crianças com 1 e 2 anos possam manter o distanciamento social. Também não é pedagogicamente correto dizermos a uma criança ‘não partilhes o brinquedo com o amigo’ porque andámos o tempo todo a dizer o contrário. Isso não é possível, teria de haver um adulto por criança”, reforça.

Susana Baptista acrescenta que as creches também não conseguem garantir o distanciamento mínimo de dois metros entre cada criança porque as salas não têm espaço suficiente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+