Tempo
|
A+ / A-

Síndrome de Kawasaki

Criança portuguesa com doença rara associada à Covid-19 regista “recuperação favorável”

10 mai, 2020 - 16:27 • Lusa

Informação foi avançada este domingo pela Direção-Geral da Saúde. Os sintomas da Síndrome de Kawasaki incluem febre alta que dura cinco dias ou mais, erupções cutâneas e glândulas inchadas no pescoço.

A+ / A-

Veja também:


A criança portuguesa com características da reação inflamatória rara já registada noutros países e associada à Covid-19 está a ter uma “recuperação favorável”, disse este domingo a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“Em relação à criança, teve uma situação clínica que, não sendo o síndrome de Kawasaki, tinha algumas características, enquadrando-se no padrão que tem sido descrito”, disse Graça Freitas, falando na habitual conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia em Portugal.

De acordo com a diretora-geral da Saúde, esta criança, que está internada no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, e que testou positivo para a Covid-19, apresenta um “estado clínico que ainda é de muita atenção e preocupação, mas tem tido evolução favorável”.

“Tanto quanto sabemos, em Portugal, não nos foram reportados casos adicionais compatíveis com este tipo de inflamação e, portanto, este será o único caso, até agora, em Portugal e, felizmente, está a ter uma evolução e uma recuperação favorável”, adiantou Graça Freitas aos jornalistas.

Associações de pediatria do Reino Unido, Itália e Espanha pediram aos médicos para estarem atentos a crianças que apresentem uma condição inflamatória rara, porque a doença pode estar ligada ao novo coronavírus, que provoca a Covid-19.

O primeiro alerta para esta situação partiu, no início da semana, da Associação de Pediatras de Cuidados Intensivos do Reino Unido, mas foi, entretanto, secundada pela Associação Espanhola de Pediatria e pela Sociedade Italiana de Pediatras.

Os hospitais ingleses relataram alguns casos que apresentavam características da Síndrome do Choque Tóxico ou da Doença de Kawasaki, um distúrbio raro dos vasos sanguíneos.

Destes casos, apenas algumas crianças tiveram resultado positivo para Covid-19, portanto, os cientistas não têm a certeza se esses sintomas raros são mesmo causados pelo novo coronavírus.

Entretanto, a Associação Espanhola de Pediatria emitiu um aviso semelhante, alertando os pediatras de que, nas últimas semanas, houve várias crianças em idade escolar que apresentaram um quadro invulgar de dores abdominais, acompanhadas de problemas gastrointestinais que podem levar, em poucas horas, a um choque, com queda da pressão arterial e problemas cardíacos.

Também os pediatras italianos foram avisados da mesma preocupação pela Sociedade Italiana de Pediatria.

Os sintomas da Kawasaki incluem febre alta que dura cinco dias ou mais, erupções cutâneas e glândulas inchadas no pescoço.

A Organização Mundial da Saúde admitiu estar a tentar reunir mais informações sobre qualquer síndrome em crianças relacionada com o coronavírus, através da sua rede global de médicos, mas adiantou não ter recebido ainda nenhum relatório oficial sobre a situação.

A nível global, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 279 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.135 pessoas das 27.581 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+