Tempo
|
A+ / A-

Dia da Europa. Marcelo pede união com "solidariedade" em tempo de pandemia

09 mai, 2020 - 07:33 • Lusa

Chefe de Estado deixa apelo quando se assinalam os 70 anos da "Declaração Schuman", que lançou as bases do projeto europeu.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República defende que o atual contexto exige "um verdadeiro sobressalto na alma europeia" e uma União Europeia com "solidariedade de facto" que corresponda ao sonho dos seus fundadores.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou esta mensagem no portal da Presidência da República na Internet, no Dia da Europa, quando se assinalam os 70 anos da "Declaração Schuman", que lançou as bases do projeto europeu.

Numa nota intitulada "Europa será solidária ou não será", o chefe de Estado refere que "foi no dia 9 de maio de 1950, há exatamente 70 anos, cinco anos depois da capitulação alemã na 2.ª Guerra Mundial a 8 de maio de 1945, que o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, pronunciou uma alocução histórica, lançando a primeira das muitas pedras de que se fez, desde então, a integração europeia".

O famoso discurso proferido Robert Schuman continha "uma afirmação premonitória e ainda hoje decisiva: a de que a Europa se construiria, não de uma só vez, não com base na concretização de um projeto global predeterminado, mas através de realizações concretas e da criação de solidariedades de facto", destaca o Presidente da República.

"Portugal é desde 1986, há já 34 anos, membro de pleno direito da União Europeia, herdeira e depositária dessas palavras e da vontade que as anima, e é essa solidariedade que hoje, mais do que nunca, esperamos e exigimos da Europa", acrescenta.

Marcelo Rebelo de Sousa faz um apelo para que haja "uma solidariedade de facto num tempo de insegurança e de indefinição, que impõe um verdadeiro sobressalto de alma europeia, capaz de concretizar o sonho e a ambição daqueles que, como Robert Schuman, Jean Monnet, Konrad Adenauer e tantos outros, sobre os escombros do pior de todos os conflitos da história da Humanidade, a 2.ª Guerra Mundial, erigiram em conjunto um projeto de esperança, de paz, de bem-estar e futuro para todos os europeus".

No atual quadro de pandemia de Covid-19, doença causada por um novo coronavírus detetado em dezembro na China e que na Europa já fez mais de 150 mil mortos, o Presidente da República criticou, no final de março, a hesitação de alguns governos europeus em matéria de emissão de dívida conjunta e considerou que a União Europeia tem de ser ambiciosa na resposta a esta crise.

No início de abril, mostrou-se mais otimista, identificando "passos importantes" em vários domínios, como os fundos europeus, sinais de diálogo e "hipóteses de entendimento", depois de um clima inicial "muito fechado, às vezes um pouco egoísta ou distraído" entre Estados-membros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+