Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Costa admite Festa do Avante se recomendações da DGS forem cumpridas

08 mai, 2020 - 23:38 • Lusa

O Governo anunciou na quinta-feira a proibição de todos os festivais de música, até 30 de setembro deste ano, por causa da pandemia de Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, disse esta sexta-feira que a Festa do Avante poderá realizar-se desde que sejam cumpridas as orientações sanitárias da Direção-Geral da Saúde (DGS), porque a atividade política dos partidos “não está proibida”.

“A atividade política do PCP ou de qualquer outro partido não está proibida, nem nos passa pela cabeça, creio eu que a ninguém, proibir a atividade política. Agora, essas atividades vão ter de ser realizadas de acordo com as regras [da DGS]. No meu partido tínhamos o congresso marcado para maio, está adiado ‘sine die’”, afirmou António Costa durante uma entrevista no Porto Canal.

O primeiro-ministro sublinhou que “não há nada que permita na Constituição, na lei, onde quer que seja, a proibição do exercício de atividades políticas”.

Contudo, o chefe do Governo advertiu que as atividades partidárias, na qual se enquadra a ‘rentrée’ comunista, “têm de respeitar as normas de saúde, como, aliás, o PCP disse logo que respeitaria”.

António Costa acrescentou que “cada partido é responsável, obviamente, pela forma como organiza” a sua agenda.

O Governo anunciou esta quinta-feira a proibição de todos os festivais de música, até 30 de setembro deste ano, por causa da pandemia de Covid-19. Mais tarde acrescentou que os "espetáculos de natureza análoga” também não vão acontecer.

"Impõe-se a proibição de realização de festivais de música, até 30 de setembro de 2020, e a adoção de um regime de caráter excecional dirigido aos festivais de música que não se possam realizar no lugar, dia ou hora agendados, em virtude da pandemia", revela o Conselho de Ministros, em comunicado.

Em relação ao espetáculos previstos para o período entre 28 de fevereiro e 30 de setembro deste ano, o Governo adianta que está prevista a emissão de um "vale de igual valor ao preço do bilhete de ingresso pago, garantindo-se os direitos dos consumidores".

A proposta de lei do Governo ainda terá de receber luz verde da Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 09 mai, 2020 19:32
    É mais uma vergonha a juntar à celebração do 1ºMaio e depois de se exigir ao povo que evite contatos sociais e deslocações. Isto de facto os políticos portugueses são do mais baico que existem. E ainda têm a lata de querer restringir idas à Praia. Ganhem vergonha senhores políticos.
  • Manuel
    09 mai, 2020 Gaia 14:12
    Mais uma vez a classe política no seu melhor. Primeiro o outro que celebrou o 25 de abri sem mascaras agora este a política aquilo que é da política. Grande bronco. Os cidadãos que cumpramcom ad determinações e obrigações inpostas. Quanto aos políticos não têm obrigações. Camadas de xulos
  • ANTÓNIO
    09 mai, 2020 QUEIJAS 09:55
    Obrigado. EStava a ficar preocupado. Quais são os artistas : Os do NOS ALIVE ou da SUPER BOCK?
  • Americo
    09 mai, 2020 Leiria 09:48
    Era previsível. É o preço a pagar pelo apoio. Tão triste este "senhor". Eu já tinha aqui lançado a aposta. É a política no seu fundo. Está na nossa mão dar uma lição nas próximas eleições a estes políticos de baixa estatura.
  • António dos Santos
    09 mai, 2020 Coimbra 09:30
    António Costa está a saúde vender-se ao PCP!!!! É uma vergonha!!! Está a pôr em causa a saúde pública. Porque é que toda a gente tem medo do PCP, que é um partido ditatorial? Esta atitude de António Costa, é contra a Constituição, que diz: "que os direitos são iguais para todos". Se o PCP pode fazer a sua festa, também pode haver os concertos, nas mesmas condições. POR ISSO, SR. ANTÓNIO CONTA, REPONHA A LEGALIDADE, PARA REPOR A SUA DIGNIDADE, QUE COM ESTA ATITUDE A PERDEU.

Destaques V+