Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU reclama união diante da pandemia

09 mai, 2020 - 08:27 • Lusa

Guterres teme que durante a atual crise de Covid-19, surjam "novas tentativas de criar divisões e de semear ódio".

A+ / A-
Veja também:

O secretário-geral da ONU pediu que os ensinamentos de 1945 sejam lembrados, e que exista união diante da pandemia da covid-19 e dos conflitos atuais, no dia do 75.º aniversário do fim da II Guerra Mundial na Europa.

"A vitória sobre o fascismo e a tirania em maio de 1945 marcou o início de uma nova era. A noção de solidariedade internacional e a nossa condição humana comum levaram ao nascimento da ONU, à qual foi confiada a principal missão de preservar às gerações vindouras do flagelo da guerra", declarou António Guterres numa mensagem de vídeo.

O português lamentou que ainda o mundo sofra as consequências do conflito e que, mesmo durante a atual crise de Covid-19, surjam "novas tentativas de criar divisões e de semear ódio".

"Neste 75.º aniversário, lembremos os ensinamentos de 1945 e, juntos, devemos buscar maneiras de acabar com a pandemia e construir um futuro de paz, segurança e dignidade para todos", defendeu.

Guterres também quis prestar homenagem aos milhões de pessoas que perderam a vida na II Guerra Mundial e pediu que nunca seja esquecido "o Holocausto e os outros crimes, graves e terríveis, cometidos pelos nazis".

A derrota da Alemanha nazi foi comemorada em muitos países e foi marcada no Conselho de Segurança da ONU com uma reunião informal por videoconferência da qual participaram quase 50ministros.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 271 mil mortos e infetou quase 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+