Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​12 e 13 de maio sem peregrinos no Santuário de Fátima. Despacho do Governo limita presença a celebrantes e convidados

08 mai, 2020 - 09:55 • Cristina Branco

O despacho assinado pelos ministros da Administração Interna e da Saúde determina que os presentes no Santuário de Fátima devem “observar o distanciamento físico de dois metros entre si”.

A+ / A-

O Governo estabelece que a celebração do 13 de maio em Fátima não vai contar este ano com a presença física de peregrinos no Santuário, refere o despacho já publicado em Diário da República.

Depois da controvérsia sobre como iriam decorrer as celebrações, com a ministra da Saúde a deixar em aberto a presença de peregrinos no recinto da Cova da Iria e o bispo de Leiria Fátima a reafirmar, um dia depois que, seria vedada a entrada de fiéis, o Governo decidiu emitir um despacho, assinado pelos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Saúde, Marta Temido.

“Entendendo como relevante para a comunidade católica portuguesa a celebração das aparições de Fátima, no dia 13 de maio, e atendendo a que, mediante o cumprimento dos termos fixados no presente despacho, a saúde pública é adequadamente garantida, considera-se justificada e proporcional a realização da referida celebração, a qual, nos termos já oportunamente comunicados pela diocese de Leiria-Fátima, não contará este ano com a presença física de peregrinos no recinto do santuário”, lê-se no documento.

O Governo determina que o recinto do Santuário de Fátima possa ter “a presença de celebrantes e demais elementos necessários à celebração, convidados do Santuário de Fátima e respetivos funcionários, os quais devem observar o distanciamento físico de dois metros entre si”.

Estará, assim, fechada a questão sobre as cerimónias de celebração das aparições de Fátima a 12 e 13 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTÓNIO
    08 mai, 2020 QUEIJAS 10:40
    Será que a CGTP queira "celebrar" uma manifestação no Santuário e assim já podia haver "peregrinos" ou reunirem os deputados com FR à cabeça.

Destaques V+