Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Praia, bibliotecas e restaurantes. Madeira anuncia plano de desconfinamento

08 mai, 2020 - 19:31 • Lusa

O Governo regional prevê reabrir a maioria das atividades na Madeira até ao dia 18 de maio.

A+ / A-
Veja também:

Depois da abertura das Igrejas, já no sábado, a Praia de Porto Santo será aberta ao público no domingo, anunciou esta sexta-feira o Governo regional. Seguem-se vários serviços e estabelecimentos ao longo dos dias, até 18 de maio.

A praia do Porto Santo reabre ao público a partir de domingo e deixa de ser obrigatória a quarentena para residentes no arquipélago que cheguem àquela ilha após 18 de maio, anunciou hoje o presidente do Governo da Madeira.

"Dada a situação favorável epidemiológica naquela ilha, a praia do Porto Santo é reaberta ao público a partir do próximo domingo, dia 10 de maio", disse Miguel Albuquerque em videoconferência.

A ilha do Porto Santo não regista novos casos de infeção por covid-19 desde o dia 19 de abril.

Nesse dia, registava quatro pessoas infetadas, todas entretanto recuperadas.

Miguel Albuquerque explicou que a reabertura da praia do Porto Santo terá condições a cumprir, sendo "obrigatório manter o distanciamento social entre os utentes” e sendo “proibido o aglomerado de pessoas naquele espaço balnear".

Os balneários permanecerão encerrados, assim como os bares, cafés e restaurantes de apoio à praia.

"Mantendo-se o cenário favorável da evolução epidemiológica na região, e em consonância com as autoridades autárquicas do Porto Santo, a quarentena obrigatória de e para o Porto Santo deverá manter-se apenas até ao próximo dia 18 de maio", disse.

Contudo, frisou que "esta decisão é suscetível de reversão acaso surjam, entretanto, novas situações de risco ou de crescimento de casos de covid-19 que ponham em causa a saúde publica".

Referindo-se à ilha da Madeira, o presidente do Governo Regional disse que se prevê a reabertura das praias, complexos balneários e acesso ao mar “a partir do próximo dia 15 de maio", caso a situação pandémica continue a evoluir favoravelmente.


Jardins na segunda, ginásios na terça

Os espaços em área florestal, os percursos pedestres recomendados, as quintas e os jardins públicos da Madeira reabrem na segunda-feira, 11 de maio, anunciou o chefe do executivo, indicando que fica também autorizada a prática de várias modalidades desportivas.

"Todos estes espaços, atividades e equipamentos serão reabertos ao público, mediante a adoção de rigorosas medidas de distanciamento social, segurança sanitária, uso de equipamentos e máscaras de proteção para utentes e funcionários quando for o caso, ações frequentes de limpeza e higienização dos espaços", esclareceu Miguel Albuquerque.

Miguel Albuquerque realçou que passam a ser autorizadas as atividades lúdico desportivas em espaço florestal, como BTT, canyoning, rapel, asa delta, e outras modalidades desportivas individuais praticadas ao ar livre, incluindo triatlo, orientação, natação em águas abertas, ciclismo, motociclismo, automobilismo e patinagem de velocidade.

"Nas infraestruturas desportivas onde algumas destas modalidades serão praticadas, deverão ser obrigatoriamente reforçadas as dinâmicas de desinfeção, proteção individual dos trabalhadores, regras de distanciamento social, encerramento dos balneários, encerramento obrigatório de espaços de convívio coletivo, encerramento obrigatório de bares, restaurantes ou cafés conexos", informou Miguel Albuquerque.

O chefe do executivo esclareceu, também, que o Jardim Botânico da Madeira, a Quinta do Imperador, o Parque Temático da Madeira, o Jardim do Garajau e o Parque Aquático continuarão encerrados até nova avaliação. A mesma decisão aplica-se aos parques infantis, que continuarão encerrados por razões de segurança sanitária.

Apesar da abertura ao público dos espaços florestais, não serão permitidos acampamentos até nova avaliação e, por outro lado, nos locais onde existam balneários ou áreas de lazer, estes permanecerão encerrados.

O Governo Regional autorizou também os proprietários de embarcações de recreio com registo emitido na Região Autónoma da Madeira a navegar a partir do dia 15 de maio, apenas em águas marítimas do arquipélago, estando proibida a navegação de barcos afetos a atividades marítimo-turísticas e à prática desportiva.

"As embarcações de recreio autorizadas a navegar poderão fundear, mas não poderão utilizar as instalações de qualquer porto, cais ou marina, para atracação, que não seja o de partida", reforçou Miguel Albuquerque.

O executivo regional decretou, por outro lado, a reabertura, a partir de 12 de maio, dos ginásios, mediante "rigorosas medidas" de distanciamento social, segurança e higiene, entre as quais a utilização de cada espaço a 1/3 da sua capacidade e a proibição de aulas de grupo ou com mais de duas pessoas, incluindo o preparador físico, no interior.

"No exterior e ao ar livre são permitidas aulas de grupo, com a regra de distanciamento de uma pessoa por cada cinco metros quadrados", indicou Miguel Albuquerque, sublinhando que os balneários e piscinas permanecerão encerrados.


Museus e galerias na quinta-feira

A partir do dia 14 é a vez dos museus, galerias, centros culturais, bibliotecas e arquivos, sendo obrigatório o uso de máscara para colaboradores, funcionários e visitantes.

Segundo a informação divulgada pelo executivo, são também obrigatórias a desinfeção das mãos à entrada destes espaços com álcool e gel, e a limpeza e desinfeção das superfícies de contactos permanentes devem ser frequentes e ficar registadas.

Os serviços educativos permanecem suspensos em termos presenciais até que reabram as escolas, ficando assegurados, quando for caso disso, por via on-line.

O Governo Regional determinou igualmente que devem ser sempre cumpridas as regras de distanciamento social e que o espaçamento entre visitantes, caso haja filas de espera, deve ter pelo menos um metro. Serão também instalados postigos nas bilheteiras e nos balcões de atendimento.

E por fim, os restaurantes

Finalmente, no dia 18 de maio é a vez de restaurantes, cafés, pastelarias e esplanadas reabrirem na Madeira, indicou Miguel Albuquerque, sublinhando que a decisão não constitui uma "imposição" e que os empresários podem continuar em “lay-off”.

"Se existir, por razões de mercado da parte de alguns empresários a constatação de que devem continuar, face ao encolhimento do mercado, em ‘lay-off’, podem continuar", disse Albuquerque, em videoconferência de imprensa, no Funchal, após uma reunião do Conselho do Governo Regional.

Ao nível da restauração, Miguel Albuquerque explicou que decorrem já contactos com os empresários, no sentido de assegurar a prestação de serviços em condições de segurança para funcionários e clientes, garantindo, acima de tudo, o distanciamento social.

Miguel Albuquerque remeteu para a próxima quinta-feira, 14 de maio, o anúncio das medidas concretas que vão orientar a reabertura dos restaurantes, cafés, pastelarias e esplanadas na Região Autónoma da Madeira, sublinhando que os espaços de animação noturna vão permanecer encerrados.

"Esta é uma questão que exige muito cuidado. Será das atividades mais difíceis de controlar, de monitorizar. Uma discoteca, uma sala de dança implica contacto físico. São situações que vão exigir mais algum tempo para podermos fazer a avaliação e tomarmos decisões", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+