Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal ainda não sabe quantas pessoas foram testadas à Covid-19

08 mai, 2020 - 13:50 • Redação

Meio milhão de testes não equivale a meio milhão de testados, refere o secretário de Estado da Saúde. António Lacerda Sales prefere não comentar o uso de máscaras no Parlamento, mas sublinha que esta é uma fase de aprendizagem para todos.

A+ / A-

Veja também:


Já foram realizados mais de meio milhão de testes de diagnóstico da Covid-19, em Portugal, anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde. Contudo, António Lacerda Sales reconheceu que meio milhão de testes não equivalem a meio milhão de infetados, dado que várias pessoas são testadas várias vezes.

"Ainda não sabemos o número de pessoas que foram testadas, só sabemos o número de testes, até porque muitas das pessoas fizeram mais do que um teste. Nomeadamente os infetados, que tiveram de fazer outros testes, para percebermos se davam negativos. Portanto, neste momento, não é, ainda, possível saber o número de pessoas testadas, algo que poderá saber-se num momento posterior, mas que vai exigir o cruzamento de várias fontes de informação", assumiu o governante, na conferência de imprensa de atualização da situação pandémica em Portugal.

Ainda assim, Lacerda Sales não deixou de destacar que, em abril, "foram feitos, em média, cerca de 11.500 testes por dia". Número já ultrapassado nos primeiros dias do novo mês: "De 1 a 6 de maio, a média foi de mais de 12.400 testes por dia, pelo que se mantém a tendência do aumento de testagem."

Máscaras no Parlamento. No primeiro dia, políticos tiraram a máscara para falar. Faz sentido?
Máscaras no Parlamento. No primeiro dia, políticos tiraram a máscara para falar. Faz sentido?

Uso de máscaras no Parlamento


A primeira sessão no Parlamento em que foi obrigatório o uso de máscara levantou polémica, dado que os deputados tiraram as máscaras para falar, algo que vai contra as recomendações da Direção-Geral da Saúde sobre o uso correto deste equipamento de proteção individual.

Questionado sobre se os deputados estão a dar um mau exemplo, o secretário de Estado da Saúde salientou que essas são "decisões internas do Parlamento" e que não lhe compete comentar "decisões de órgãos de soberania". Ainda assim, lembrou que esta é uma fase de aprendizagem para todos, sem exceção:

"Todos estamos a aprender todos os dias. Eu próprio, muitas vezes, tenho de ajudar amigos e colegas na boa utilização destas máscaras. Esta situação de aprendizagem permanente estende-se a todos."

Porém, minutos antes, Lacerda Sales frisara que o sucesso do combate à pandemia do novo coronavírus "depende de todos e de cada um e da capacidade de respeitar o outro e as regras que se aplicam a todos".

Portugal regista 1.114 mortos (são mais nove que na quinta-feira, o número mais baixo, em 24 horas, desde 23 de março) e 27.268 infetados (mais 553, o que equivale a uma subida de 2,1%, a maior desde 25 de abril, e mantém a tendência ascendente dos últimos dias) pelo novo coronavírus, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Há um total de 220 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19. Barcelos (+46), Vila Verde (+41), Lisboa (+32), Maia (+32), Matosinhos (+29), Gondomar (+29) e Porto (+26) são os concelhos com maior aumento no número de infetados nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS. De acordo com o mesmo documento, 57 municípios registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19.

Lisboa ocupa o topo da tabela com um total 1.700 infetados com o novo coronavírus, seguida de Vila Nova de Gaia (1.445), Porto (1.295) e Matosinhos (1.192). Dos 220 concelhos com pelo menos 3 casos confirmados de Covid-19, 164 não registam aumento no número de infetados face ao dia anterior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Alexandre Tom
    08 mai, 2020 São Brás de Alportel 15:02
    Gostava que me mostrassem o país que sabe efectivamente quantas pessoas testou... Não número de testes mas sim número de pessoas.

Destaques V+