Emissão Renascença | Ouvir Online
Fernando Medina-João Taborda da Gama
O presidente da Câmara de Lisboa e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver na capital olham para os principais temas da atualidade.
A+ / A-
Arquivo
Fernando Medina e João Taborda da Gama - A economia, facto e personalidade da semana - 08/05/2020

F. Medina

“Quaresma fez mais pelo combate ao populismo do que todos os discursos no Parlamento”

08 mai, 2020 • Marta Grosso , Anabela Góis (moderação do debate)


Fernando Medina e João Taborda da Gama iniciam um novo formato no programa As Três da Manhã, em que comentam um tema do dia e elegem o facto e a personalidade da semana.

Fernando Medina destaca o jogador de futebol Ricardo Quaresma como personalidade da semana.

“Veio fazer algo de grande importância política e nacional”, ao “responder a André Ventura da forma que ele merece e com um nível de elevação”, afirma o presidente da Câmara de Lisboa na Renascença.

“Fez mais pelo combate ao populismo de André Ventura do que todos os discursos juntos no Parlamento, embora queira destacar aqui o que Catarina Martins disse e o que António Costa respondeu” na quinta-feira, durante o debate quinzenal.

João Taborda da Gama elege as mulheres portugueses como personalidade da semana, mas que se estende por toda a pandemia. Na opinião deste comentador d’ As Três da Manhã,

“Queria destacar são as mulheres portuguesas como sendo as principais vítimas– todos os estudos começam a demonstrar – não mortais da crise social da pandemia; as principais prejudicadas nas assimetrias da distribuição dos encargos em casa e vítimas de violência emocional e física, explícita e implícita”, afirmou.

“As diferenças e assimetrias de género estão altamente aumentadas nesta época de pandemia, de confinamento e é preciso pensar nisso” e “pesar entre os riscos do confinamento e os do vírus”.

Mas o debate começou com o tema do dia: o aumento do desemprego e a recessão sem precedentes que se avizinha.

João Taborda da Gama considera que não é “preciso ser cientista nuclear ou um grande cientista para perceber que a pancada no desemprego e na economia pode ser bem superior do que a que estamos à espera”.

Fernando Medina diz que não é preciso esperar números piores, que estes já são maus. “10% [de desemprego] é um número assustador. O que está apontado é uma recessão sem precedentes na nossa economia” e “acho que vamos ter tempos duros”.

O autarca deixa, a propósito, uma crítica à Comissão Europeia, que “falhou o prazo com que se tinha comprometido para apresentar o plano de recuperação económica”, o que significa que “não há ainda nenhum acordo sobre o essencial”.

Os dois comentadores foram depois instados a eleger um facto da semana. Fernando Medina elegeu o desconfinamento, “que começa com a particularidade de ser uma palavra que não existe no dicionário”, e deixa um apelo a que se dê prioridade aos lares.

João Taborda da Gama destaca, por seu lado, a fila de centenas de pessoas junta a “uma mesquita às portas de Lisboa para terem comida”.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.