Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aberto caminho para a beatificação​ dos pais de João Paulo II

07 mai, 2020 - 13:02 • Aura Miguel

Emilia e Karol são dois “santos da porta ao lado, normais”, lê-se num comunocado da Arquidiocese de Cracóvia.

A+ / A-

Arrancou esta quinta-feira, 7 de maio, na cidade polaca de Wadowice, a fase diocesana dos processos para a beatificação de Emília Kaczorowska e de Karol Wojtyla, pais de São João Paulo II.

Os dois processos decorrem separados e o objectivo desta fase é demonstrar que Emília e Karol praticaram as virtudes de modo heróico, que gozam fama de santidade e que, através deles, as pessoas pedem graças ao Senhor.

Os bispos polacos escolheram para postulador desta causa o padre Sławomir Oder, o mesmo postulador do processo de São João Paulo II. Em declarações à Rádio Vaticano, Oder reconhece que os pais do Papa polaco ”são figuras muito populares na Polónia“ e que até mesmo, no resto do mundo, Emilia e Karol ”têm muitos admiradores entusiasmados“.

Emilia Kaczorowska (1884-1929) nasceu Cracóvia, no seio de uma família de artesãos e Karol Wojtyla (1879-1941) nasceu em Lipnik, perto de Biala, numa família de alfaiates. Foi militar serviu como suboficial em Cracóvia e Wadowice. Casaram em 1906 e tiveram três filhos: Edmund (1906), Olga, que faleceu logo após o nascimento (1916) e Karol (1920), que viria a ser Papa.

Sobre a actualidade destes processos, o padre Andrzej Scąber, secretário para a canonização da Arquidiocese de Cracóvia, comentou num comunicado que, ”numa sociedade em crise como a de hoje, com tantos divórcios, relações de convivência e crianças abandonadas, a família Wojtyla dá testemunho, como diz o Papa Francisco, de serem 'santos da porta ao lado, normais', que nos mostram como, numa situação económica muito difícil, durante a doença e na morte de dois filhos, é possível confiar e estar perto de Deus ".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+