Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catarina Martins ataca Ventura: “As suas ideias racistas hão de ir parar ao caixote do lixo”

07 mai, 2020 - 16:46 • Lusa

Líder do Bloco critica proposta do deputado do Chega para confinamento da comunidade cigana no contexto da pandemia de Covid-19.

A+ / A-
Veja também:

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, disse esta quinta-feira ao deputado do Chega, André Ventura, que “as ideias racistas” como o confinamento de ciganos “hão de ir parar ao caixote de lixo de onde nunca deviam ter saído”.

“Permita-me que, antes do debate, faça uma nota. Às vezes há uma linha ténue demais entre ignorar para não dar visibilidade à atrocidade ou, pelo silêncio, consenti-la. André Ventura fez uma proposta inqualificável de decidir confinamento de pessoas tendo em conta a sua origem étnica”, afirmou Catarina Martins no arranque da sua intervenção do debate quinzenal.

Na perspetiva da líder bloquista, André Ventura “teve a resposta que devia por um campeão português, Ricardo Quaresma”, tendo de imediato sugerido “que os futebolistas deviam ter direitos limitados à opinião”.

“Ficamos, portanto, a saber que o Chega não só tem opiniões repugnantes como André Ventura tem a cobardia de querer calar quem lhe faz frente”, acusou.

Dirigindo-se diretamente a André Ventura, Catarina Martins prometeu lutar pelo direito do deputado “a ter opiniões sobre futebol”, embora também garanta que vai batalhar “para acabar com a pouca vergonha de receber vários salários além do de deputado”.

“E, no que disser respeito ao Bloco, fique certo de que as suas ideias racistas hão de ir parar ao caixote de lixo de onde nunca deviam ter saído”, avisou.

O deputado único do Chega, André Ventura, garantiu na quarta-feira que “não voltará atrás” na proposta para um plano específico de “abordagem e confinamento” para as comunidades ciganas, e que apresentará essa iniciativa mesmo sem apoio de outros partidos.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, em Lisboa, o presidente demissionário do Chega afirmou que não voltaria “atrás nesta proposta” e que já estava a estabelecer contactos com PSD, CDS e Iniciativa Liberal para que esta proposta vá avante, visto que considera que “é necessário uma abordagem específica ao caso da comunidade cigana em Portugal”, tendo pedido reuniões aos líderes dos três partidos.

Também na quarta-feira, várias associações e figuras públicas, incluindo Francisco Louçã, Ana Gomes e Ricardo Quaresma, subscreveram um abaixo-assinado a repudiar as declarações do deputado do Chega sobre a comunidade cigana.

Através de uma publicação na sua conta oficial da rede social Facebook o futebolista Ricardo Quaresma criticou que “o populismo racista do André Ventura apenas serve para virar homens contra homens em nome de uma ambição pelo poder, que a história já provou ser um caminho de perdição para a humanidade”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Justino Vicente
    10 mai, 2020 Ourem 04:41
    As ideias extremistas e radicais do BE, deveriam ter o mesmo lugar.
  • Rui Casas Novas
    08 mai, 2020 Odivelas 23:20
    André Ventura personaliza tudo de mau que uma sociedade pode gerar, o lixo. Sob a capa de uma pretensa luta contra poderosos e injustiças, somos distraídos para lutas que contrariam todas as lições deixadas pelas guerras no mundo ocidental. Xenofobia, Racismo não podem mais ter lugar na nossa vida. Mas este caminho de perdição, do ódio, haverá sempre de atrair pessoas e todos nós que percebemos isto, temos de denunciar e não ignorar, mesmo que tal justifique em certa medida a existência destas figuras messiânicas. Os ciganos estão à parte da nossa sociedade, porque nós assim queremos. Em vez de caminhar no sentido da sua integração, este discurso do André Ventura é um retrocesso civilizacional.
  • Cidadao
    08 mai, 2020 Lisboa 17:36
    Bem, acho que no lixo ou perto dele, está o BE. Quando o BE foi preciso para assegurar Maioria, o Costa tolerou-lhe tudo e mais alguma coisa. Agora que o PS passa bem sem o BE, este passou de imprescindível a dispensável.
  • Manuel
    08 mai, 2020 Valadares-V.N.Gaia 15:42
    Estes partidos como o bloco criticam quem tem uma opinião que muito boa gente concorda com ela- Será que em Portugal não temos um problema que se chama CIGANOS? Eu penso que sim, não respeitam ninguém, impostos não pagam, recebem rendimentos mínimos porque filhos não lhe faltam(sim enquanto um casal pensa duas vezes se dá para ter mais um filho eles são como ratos fazem e pronto o RSI paga, luz não pagam, mas andam de bons carros de onde vem o dinheiro?). Esta senhora do Bloco não vê isto? Ou é como o Sr. Costa a dizer que nunca viu esta Classe(Ciganos) a fazer nada de mal.. O` senhor Costa então não vê que quase todos os dias as Policias têm problemas com eles? Eles não fazem nada senhora Catarina.... A senhora vai-me responder- Fazem sim senhora- ROUBAM, TRAFICAM e recebem RSI.
  • João Lopes
    08 mai, 2020 Viseu 11:18
    No País todos devem estar sujeitos às regras sociais e humanas próprias de pessoas civilizadas. E todos devem poder emitir as suas opiniões, mesmo que sejam insensatas. Em geral, mas sobretudo a extrema-esquerda comunista e aliados, não suportam ler ou ouvir argumentos que contrariem o politicamente correto. E então “saltam” como lobos para amedrontar e calar, definitivamente, quem ousar emitir opiniões contrárias…parecem a nova PIDE.

Destaques V+