Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

António Costa reconhece que cometeu um erro com a TAP, diz Veiga Anjos

07 mai, 2020 - 23:19 • Pedro Mesquita , Filipe d'Avillez

O ex-coordenador da Comissão de Reestruturação da companhia aérea diz que era bom que o Governo recuperasse o controlo da empresa, mas tem dúvidas sobre se existe dinheiro para tal.

A+ / A-

O primeiro-ministro reconhece que cometeu um erro com a TAP.

Quem o diz é Carlos Veiga Anjos, que coordenou a Comissão de Reestruturação da TAP.

António Costa garantiu, no debate quinzenal desta quinta-feira à tarde, que haja o que houver a TAP continuará a voar com as cores de Portugal.

O primeiro-ministro sublinhou, igualmente, que só haverá apoio à TAP com mais controlo, e com uma alteração da relação de poderes.

Com esta frase, diz Carlos Veiga Anjos, António Costa está a reconhecer um erro.

“Eu acho que sim, que é o reconhecimento de um erro. Desde que a TAP foi tomada maioritariamente pelo Estado português, com posição maioritária na estrutura acionista, isso devia ter correspondência no comando da empresa.”

“Não há ninguém que se meta numa empresa, sobretudo numa posição maioritária, se não tiver comando. E, portanto, acho que sim, que é o reconhecimento de que de facto meteu dinheiro na empresa, ou reestruturou a empresa, mas nunca mandou na empresa”, afirma.

Veiga Anjos diz que seria bom o Governo voltar a assumir o controlo efetivo da transportadora, mas não basta só mandar, é preciso mandar bem, porque se não houver boa gestão, não é possível a longo ou a médio prazo manter a atividade da empresa.

“O Governo tem uma posição maioritária na empresa, portanto o que isso significa é que estará disposto a meter na empresa o dinheiro que for necessário para a companhia continuar a voar, e a voar com as cores de Portugal.”

Para isso, contudo, é necessário ter capacidade financeira. E é aí que Veiga Anjos desconfia da capacidade do Governo.

“Não sei se tem. É capaz de não haver dinheiro para tantas coisas como o senhor primeiro-ministro tem anunciado por aí, mas ele deve ter elementos na mão que lhe permitem dizer isso”, conclui.

A TAP, como todas as companhias aéreas, está a passar a pior crise da sua história, por causa da pandemia de coronavírus, que obrigou à suspensão de praticamente todos os voos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Gonçalves
    08 mai, 2020 ALMADA 00:09
    A única coisa a assegurar pelo Estado é o transporte aéreo estratégico, Quantos menos aviões andarem no ar melhor. Viagens a torto e a direito, por dá cá aquela palha e ao preço da uva mijona é crime ambiental e deve ser desincentivado desde já e o turismo tem que se reajustar à nova realidade porque refazer e desfazer de novo vai ser pior.

Destaques V+