Tempo
|
A+ / A-

Varandas defende aliança entre os grandes para salvar o futebol português

06 mai, 2020 - 18:03 • Redação

Presidente do Sporting fala num cenário "gravíssimo", com forte quebra de receitas devido à Covid-19. "Se não defendermos a indústria do futebol numa altura destas, não vamos cá estar muito tempo”, alerta Frederico Varandas.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do Sporting, Frederico Varandas, alerta para um horizonte que pode ser dramático para o futebol português no contexto da pandemia de Covid-19.

Em entrevista à SIC, o líder leonino encara a inevitável quebra, a médio-prazo, de receitas de bilheteira e patrocinadores como um cenário gravíssimo.

“As limitações que o Governo já nos disse que vão acontecer: para o ano, se calhar, vamos vender só um quarto da capacidade dos estádios, significa um quarto de receita de bilhética, um quarto provavelmente de patrocinadores e parceiros. Isto vai ser uma nova realidade e um problema gravíssimo.”

Frederico Varandas deixa um aviso generalizado a todos os clubes, mas também uma adenda especificamente dirigida aos três grandes e ao impacto brutal dos encaixes com o mercado de transferências.

O decréscimo acentuado dessas receitas levará muito tempo a ser recuperado, adverte o presidente do Sporting.

“O grande problema, e agora fá-lo dos três grandes, que vai ser o mercado de transferências. 50% das receitas vêm da venda de jogadores, o mercado português é um mercado exportador de jogadores. Nem Sporting, nem Benfica nem FC Porto não têm qualquer dúvida em perceber que vai demorar uns bons anos para os clubes grandes voltarem a ter a capacidade financeira que tinham antes da Covid. Não tenho a menor dúvida. Muito muito devido ao mercado de transferências”, sublinha.

Por isso, Frederico Varandas lança um sério apelo, em prol da sobrevivência do futebol tal como o conhecemos: é preciso união.

“Num momento como este, há um instinto que se chama sobrevivência. E aqui os grandes, se não remarmos [em conjunto], se não defendermos a indústria do futebol numa altura destas, não vamos cá estar muito tempo”, alerta.

O presidente do Sporting pronuncia-se pela primeira vez sobre a retoma da I Liga, com apertadas regras. Ainda esta quarta-feira, Governo, Direção-Geral da Saúde, Liga e Federação reúnem-se nesse sentido.

“Se o futebol profissional não pode arrancar, que empresa em Portugal pode arrancar? Não há nenhuma empresa em que os trabalhadores tenham tão pouco fator de risco e tão boas condições para desempenhar as suas funções”, afirma Frederico Varandas em entrevista à SIC que vai ser transmitida na íntegra esta quarta-feira à noite.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    07 mai, 2020 Trofa 09:46
    Ainda não entendo como chamam os 3 grandes do futebol e não esta o SC Braga, os 3 grandes do futebol SLB, FCP e SCB, se disserem os 4 grandes assim tem que colocar o SCP

Destaques V+