Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Ministra sugere que advogados cobrem custo das máscaras aos clientes

06 mai, 2020 - 16:37 • Manuela Pires , com redação

A forma como o regresso ao trabalho presencial nos tribunais está a ser analisada. A ministra da Justiça admitiu a reabertura ainda durante o mês de maio de forma faseada e gradual.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, sugere que os advogados cobrem o custo das máscaras de proteção Covid-19 aos clientes para o Estado não ser obrigado a fornecer esse equipamento de proteção.

Sobre o facto de os tribunais não disponibilizarem máscaras a testemunhas e advogados, a ministra da Justiça sugeriu que os advogados cobrem o custo das máscaras aos clientes.

“Se eu for no exercício da minha atividade, que é uma atividade liberal, exercido no interesse do cliente e pela qual eu sou remunerado, eu presumo que da mesma maneira que eu faço repercutir sobre o cliente todos os custos associados à minha intervenção, não me repugna que esse custo também seja repercutido e que não seja o Estado obrigado a fornecer esse equipamento.”

Francisca Van Dunem falava aos jornalistas no final de uma reunião com os presidentes dos conselhos superiores da Magistratura e do Ministério Público.

A forma como o regresso ao trabalho presencial nos tribunais está a ser analisada. A ministra da Justiça admitiu a reabertura dos tribunais ainda durante o mês de maio ao trabalho presencial, o que deverá acontecer de forma faseada e gradual.

“Haja uma reabertura a dois modos. Uma reabertura que vai implicar a prática de atos presenciais. Há um conjunto de atos que têm de ser praticados presencialmente, vão ter de ser praticados no tribunal com a presença dos envolvidos, e há outros atos que têm de ser praticados à distância”, explicou a ministra da Justiça.

Francisca Van Dunem diz que o Governo garante as condições de segurança, mas os tribunais devem encontrar a melhor forma para trabalhar.

“O que é preciso aqui é que ponhamos a imaginação a funcionar de modo tal que permita concretizar aquilo que penso ser o desejo de todos, que é que os tribunais recomecem a trabalhar. O Ministério da Justiça e o Governo cumprirão o seu dever no que diz respeito à garantia da proteção e a criação das condições sanitárias para que as pessoas possam exercer as suas funções”, assegurou a governante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Paulo Sousa
    07 mai, 2020 Silves 08:29
    Sou advogado. Gostaria de questionar a senhora ministra, sobre o seguinte, quando for a tribunal exercer patrocínio oficioso e como é óbvio, utilizar máscaras, luvas e material desinfetante, que os tribunais não me vão fornecer, mando e seguindo o Conselho de V.Exa, a fatura ao cliente que neste caso é o IGEF , ao que julgo saber tutelado pelo Ministério da Justiça, ficarei pois a aguardar a emissão de nota de pagamento . Apresento os meus cordiais cumprimentos.
  • Filipe
    07 mai, 2020 évora 00:48
    Muitas das condenações em Portugal são devidas às expressões faciais dos arguidos ... uma intuição dos juízes rasca quando não sabem o que fazer aos arguidos por falta de provas ... inventam . Agora , olham para a máscara , se tiver pintada uma boca a sorrir ... condenado !

Destaques V+