Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Banksy homenageia "super-enfermeiros" com doação a hospital britânico

06 mai, 2020 - 22:29 • Redação

O artista deixou o quadro com um bilhete a agradecer o trabalho de combate à pandemia. No outono a obra será leiloada para angariar dinheiro para o NHS.

A+ / A-

Veja também:


O artista Banksy ofereceu ao hospital de Southampton uma obra original em que retrata uma criança a brincar com um boneco de uma enfermeira, em pose de super-herói.

Na imagem vê-se o menino de joelhos a brincar com a enfermeira, que está fardada, de máscara e com um braço estendido, ao estilo de Super-homem, enquanto outros dois bonecos, o Homem Aranha e o Batman, estão depositados num caixote do lixo.

A obra, que pretende enaltecer o serviço prestado pelos funcionários do serviço nacional de saúde britânico (NHS), foi deixada no hospital ao cuidado da gerência com uma nota assinada pelo próprio em que diz: “Obrigado por tudo o que estão a fazer. Espero que isto ajude a alegrar um bocado o ambiente, apesar de ser a preto e branco”.

O único elemento colorido na pintura é a cruz vermelha que a enfermeira tem na farda.

O hospital pendurou o quadro, que mede um metro por um metro, num lugar de destaque do edifício e já disse que se sente honrado por ter sido escolhido para receber a obra.

“A nossa família hospitalar tem sido diretamente atingida pela morte trágica de colegas e amigos muito amados”, disse Paula Head, da administração, em declarações reproduzidas pela BBC.

“O facto de Banksy ter-nos escolhido para homenagear o excelente contributo de todos os membros do NHS, nestes tempos sem precedentes, é uma enorme honra. Vai ser muito apreciado por toda a gente no hospital, dando às pessoas a oportunidade de pausar um bocadinho das suas rotinas ocupadas, refletir e apreciar esta obra de arte”, acrescentou, concluindo que “será sem dúvida muito moralizador para todos os que trabalham no nosso hospital, ou recebem aqui os seus cuidados”.

No outono, segundo a BBC, o quadro será retirado e leiloado, com o dinheiro a reverter por inteiro para o NHS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+