Tempo
|
A+ / A-

Alemanha alivia restrições. Medidas de desconfinamento serão tomadas pelos governos regionais

06 mai, 2020 - 07:10 • Reuters com Redação

A Chanceler Angela Merkel vai passar a responsabilidade para os governos regionais, apesar de existirem algumas diretrizes gerais para o desconfinamento.

A+ / A-

Veja também:


A Alemanha prepara-se para aliviar as medidas de isolamento social devido à Covid-19, depois do governo federal e os diferentes estados terem chegado a um acordo para que as medidas sejam tomadas de forma independente por cada região.

De uma forma geral e válida para todo o país, as escolas e lojas serão reabertas e os desportos amadores ao ar livre podem ser praticados, sendo que a reabertura de outras lojas e serviços estará a cargo da decisão de cada estado, dado que a pandemia afetou de forma diferente as regiões do país.

As medidas foram discutidas na terça-feira pelo chefe da Chancelaria, Helge Braun, e os presidentes das Chancelarias regionais, no entanto, as conversações vão continuar esta quarta-feira de manhã, já com a presença da Chanceler Angela Merkel.

De acordo com um primeiro rascunho do acordo, que a Reuters teve acesso, os estudantes vão voltar às escolas, com medidas de segurança, os lares podem começar a receber visitas, desde que não exista qualquer caso de Covid-19 nessa instituição. Continuará a ser proibida a organização de grandes eventos públicos, como no desporto e festivais musicais, pelo menos até ao final de agosto.

Já a Bundesliga, a liga profissional de futebol, poderá também ser retomada em meados de maio, mas com jogos à porta fechada.

Estas medidas representam o final do plano uniforme e nacional de confinamento, ao atribuir mais responsabilidade aos estados que, até à data, se tinham comprometido a seguir as indicações do governo nacional em relação às medidas de contenção da Covid-19.

No rascunho do acordo, fica ainda previsto que o isolamento social será novamente obrigatório em qualquer cidade em que se verifique um aumento drástico de casos superior a 50 pessoas por 100 mil habitantes.

A Alemanha é o sexto país do mundo com mais casos da Covid-19, a rondar os 165 mil infetados. No entanto, tem uma taxa de letalidade reduzida em relação a países como Itália, Espanha, Reino Unido e França. À data, faleceram 6,993 pessoas e há mais de 130 mil casos recuperados.

Em todo o mundo, o novo coronavírus já infetou cerca de 3,7 milhões de pessoas e fez erca de 258 mil óbitos.

Na atualização da Direção-Geral de Saúde de terça-feira, Portugal tem 25.702 casos positivos, 1.074 mortos e 1.743 casos recuperados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+