Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19: Portugal ultrapassa as 620 camas de cuidados intensivos

05 mai, 2020 - 17:11 • Redação, com Lusa

Ministra da Saúde inaugurou nova unidade de cuidados intensivos do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, com 11 camas.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde revelou esta terça-feira que Portugal tem atualmente mais de 620 camas de cuidados intensivos tipo 3 e apontou a abertura de uma nova unidade em Matosinhos como “mais um passo” para a média europeia.

“Temos cerca de 620 camas de cuidados intensivos tipo 3. E depois temos unidades de cuidados intensivos pediátricos, neonatais, de queimados. Portanto, camas gerais de cuidados intensivos ultrapassam já as 620”, afirmou Marta Temido, em declarações aos jornalistas em Matosinhos, distrito do Porto, à margem da inauguração das novas instalações, que decorreu em plena pandemia de covid-19.

Do total de 25.702 infetados com covid-19 registados em Portugal, 818 estão hospitalizadas, das quais 134 em unidades de cuidados intensivos.

Referindo-se à nova unidade de cuidados intensivos do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, hoje inaugurada com capacidade para 11 camas e construída em 20 dias, a ministra disse ser mais uma resposta para aproximar Portugal da média europeia de “mais de 11 camas por cada cem mil habitantes”.

Noutro plano, a ministra da Saúde, garantiu total transparência nos contratos por ajuste direto celebrados durante a pandemia de Covid-19 e, em caso de dúvidas, a fiscalização vai funcionar.

Marta Temido foi questionada sobre a notícia desta terça-feira do “Correio da Manhã” sobre a aquisição de material de proteção a 17 empresas, no valor de quase 80 milhões de euros, por ajuste direto e sem contrato.

A ministra acredita que as estruturas do Ministério da Saúde responsáveis pela realização de compras "respeitaram os princípios gerais de concorrência", mas admite auditorias em caso de serem verificados problemas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+