Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cova da Piedade impugna decisão da Liga que confirma subidas e descidas

05 mai, 2020 - 21:13 • Redação

Clube contesta também que os apoios às equipas estejam destinados apenas a quem não impugnar esta decisão que promove Nacional e Farense na secretaria.

A+ / A-

Veja também:


O Cova da Piedade, clube da II Liga, vai “reagir contenciosamente contra a ilegalidade cometida pela Direção da Liga Portugal”.

Em comunicado, o Piedade não concorda com a decisão confirmada esta terça-feira pela entidade que organiza os campeonatos profissionais em Portugal.

O clube “repudia veementemente o teor desta deliberação, por em seu entender, a mesma padecer de ilegalidade, decorrente da incompetência da Direção da LPFP para decidir em tal matéria, assim como por violar o mérito desportivo e ainda por causar graves e irreparáveis danos e prejuízos a esta sociedade desportiva”.

Nas redes sociais, o Cova da Piedade, com esta decisão despromovido ao terceiro escalão, acrescenta que a Liga aprovou ainda uma norma que condiciona os apoios financeiros às equipas, apenas a quem abdique “de impugnar o teor do regime aprovado para as subidas e descidas acima indicado, o que se reveste de gravidade acrescida, designadamente em virtude de tal ajuda económica ser feita com fundos em dinheiro que legitimamente pertence a tais clubes e sociedades desportivas”.

Nacional da Madeira e Farense estarão na I Liga na próxima temporada. A Liga decidiu, esta terça-feira, promover as duas equipas que estavam na frente do campeonato, na altura da suspensão da competição, devido à pandemia de Covid-19. Cova da Piedade e Casa Pia, os dois últimos, descem ao Campeonato de Portugal.

Em comunicado, a direção da Liga, que reuniu por videoconferência, justifica a decisão com base nos "critérios de mérito desportivo recomendados pela FIFA, pela UEFA e pela Federação Portuguesa de Futebol". "No seguimento da decisão do Governo, que determinou a autorização para que as competições da Liga NOS e da Taça de Portugal fossem as únicas a serem retomadas na época 2019-20, a direção da Liga (...) viu-se constrangida a decidir sobre a suspensão definitiva da LigaPro [II Liga]", lê-se.

Perante este quadro, agora, 14 dos 18 clubes da II Liga vão ser apoiados financeiramente pelo fundo conjunto criado pela Federação e pela Liga, na ordem dos 2,5 milhões de euros. 180 mil euros serão distribuídos por cada clube, à exceção dos promovidos Nacional e Farense, e ainda as equipas B de FC Porto e Benfica.

Campeonatos foram suspensos devido à pandemia do novo coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    06 mai, 2020 Trofa 08:49
    É tao simples, e como sempre a Liga a criar problemas onde não existem. em primeiro, deveriam acabar com todos os campeonatos, como em França e Holanda. ma a haver uma decisão, como a Liga quer, devia ser para todos os escalões e não para uns escalões uma decisão e outros escalões(por interesse) outra decisão. Sei que o futebol movimenta milhões,, mas pelo menos sejam sérios!

Destaques V+