Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Empresa de Braga cria tecnologia para garantir distanciamento social em filas

05 mai, 2020 - 11:23 • Olímpia Mairos

O sistema é simples, rápido e robusto, garante a empresa. Sem qualquer contacto, é possível tirar uma senha virtual e aguardar em segurança pela vez. “As filas têm um impacto direto de 10% nos negócios”.

A+ / A-

Chama-se “Contact-Free”. É a nova tecnologia desenvolvida pela Edigma, empresa de Braga, para a gestão de filas dentro e fora de lojas, por forma a garantir o distanciamento social e maior proteção de lojistas e clientes.

De acordo com a empresa, a nova tecnologia está a ser “procurada ao nível mundial por centenas de empresas para o combate à pandemia Covid-19 e o medo dos consumidores”.

De acordo como o CEO, Miguel Oliveira, “haverá centenas de empresas no mercado mundial a instalar o sistema nas próximas duas semanas”, frisando que “os pedidos têm sido muitos porque, coincidentemente, surge na altura certa”.

“Os estudos apontam que as filas têm um impacto direto de 10% no negócio, sendo que este número tem vindo a aumentar consideravelmente devido ao impacto da Covid-19”, refere a tecnológica de Braga, em comunicado.

A Edigma garante que o sistema é simples, rápido e robusto e que, sem qualquer contacto, é possível que qualquer pessoa possa tirar uma senha virtual sem tocar em nada, podendo aguardar protegida no seu espaço ou até no automóvel.

“Reduz o risco de contágio, diminuindo o pânico de filas e até de sair de casa”, garante o CEO da Edigma, empresa com 15 anos de experiência e que se assume como “líder no desenvolvimento de experiências interativas e projetos de sinalética digital direcionados a visitantes e clientes”.

A nova ferramenta é simples e “os visitantes precisam apenas de um ‘smartphone’, enviar um sms ou emitir uma senha virtual através de um QR-Code ou acedendo a um endereço web e, de forma inclusiva, para quem não possuir o equipamento, basta dar instrução ao segurança de loja à entrada, que faz o registo. As chamadas são exibidas num ecrã visível no exterior da loja e também por notificações móveis”, explica Miguel Oliveira.

Para os lojistas, a empresa garante uma instalação simples e rápida, sem necessidade de qualquer software ou contratação de equipa externa.

“Apenas é necessário um ecrã com web browser e um equipamento para o colaborador que faz a chamada, um smartphone”, assinala o responsável.

O CEO da Edigma assegura que “num momento de muita ansiedade e incertezas, o sistema Contact-Free possibilita que as pessoas aguardem descansadas, salvaguardando a sua segurança”.

“A verdade é que esta é uma experiência nova e em contexto de pandemia. Estamos a evoluir a solução com muito foco nas experiências descritas pelos clientes e nos desafios constantes colocados por esta realidade”, realça, explicando que “a Edigma é uma empresa disruptiva e ágil” e apresentará “mais soluções num futuro próximo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+