Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Poema inédito de Filipa Leal

A visita sai de cena

04 mai, 2020 - 06:30 • Filipa Leal, poeta*

"Vinte e três diplomatas russos apanhados de batom. Alemanha com abertura para aprovar uso terapêutico dos sorrisos. 84.383 turistas saem da cozinha. E agora?"

A+ / A-
A visita sai de cena
A visita sai de cena
A VISITA SAI DE CENA
Trinta e três adultos voltaram a voar.
Mostram um alívio ilegal.
Nelson, 100 anos, também.
Um século no interior do eu
(coronavírus na área).

Vinte e três diplomatas russos apanhados
de batom. Alemanha com abertura para aprovar
uso terapêutico dos sorrisos.
84.383 turistas saem da cozinha.

E agora?

As dores do futuro terão de ser mágicas.
O Tejo vai ter casa em Los Angeles.

FILIPA LEAL, inédito
(Lisboa, Abril de 2020)


*Nascida no Porto, em 1979, Filipa Leal é poeta, jornalista e argumentista. Formada em Jornalismo pela Universidade de Westminter (Londres), tem Mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Faculdade de Letras do Porto.

Publicou o seu primeiro livro, lua-polaroid, em 2003, a que se seguiram oito títulos de poesia, entre os quais A Cidade Líquida, O Problema de Ser Norte, A Inexistência de Eva (ed. Deriva), Adília Lopes Lopes (não-edições) ou Vem à Quinta-feira (2016, ed. Assírio & Alvim).

Escreveu, com a realizadora Patrícia Sequeira, a longa-metragem de cinema Jogo de Damas, que recebeu dois prémios internacionais. Autora e argumentista da série Mulheres Assim, emitida na RTP1 (2016-2017). Atualmente, colabora com o programa de Poesia Nada Será como Dante, na RTP2


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+