Tempo
|
A+ / A-

Marcelo defendia comemoração "mais simbólica" no ​1.º de Maio

04 mai, 2020 - 12:40 • Redação, com Lusa

Presidente da República pensava numa celebração "mais restritiva. Não era desta dimensão e deste número".

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reconhece que tinha uma ideia "mais simbólica" para se assinalar o 1.º de maio quando abriu a porta à comemoração da data na última renovação do estado de emergência devido à pandemia de Covid-19.

"A minha ideia era mais simbólica e mais restritiva. Não era desta dimensão e deste número", declarou esta segunda-feira o chefe de Estado, falando em entrevista por telefone à Rádio Montanha, da ilha do Pico.

O Presidente da República pensava numa comemoração na linha da do 25 de Abril, que decorreu apenas na Assembleia da República, com um número limitado de deputados e convidados, e sem manifestações na rua

"Confesso que quando pensei na regra pensei numa cerimónia mais simbólica, mais restritiva, menos ampla, do tipo da cerimónia do 25 de abril", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

CGTP assinala 1 de maio na rua, contra "o aproveitamento do vírus para a exploração de trabalhadores"
CGTP assinala 1 de maio na rua, contra "o aproveitamento do vírus para a exploração de trabalhadores"

De todo o modo, a "interpretação das autoridades sanitárias foi mais extensa, ampla e vasta" da que o chefe de Estado tinha idealizado no seu "espírito", declarando Marcelo Rebelo de Sousa entender as críticas à dimensão e características do assinalar da data em Lisboa.

"Felizmente os portugueses de uma forma maioritária no resto do fim de semana deram um exemplo de grande calma e serenidade e não embarcaram em aventuras", acrescentou ainda.

As autoridades autorizaram a realização de cerca de duas dezenas de ações de rua da CGTP por ocasião do 1.º de Maio, dia do Trabalhador, fim de semana com limitação de restrição de deslocação entre concelhos.

A maior celebração aconteceu na Fonte Luminosa, em Lisboa. Centenas de sindicalistas juntaram-se, cumprindo regras de distanciamento social, para ouvir o discurso da secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha.

Esta exceção à restrição de concentração de pessoas foi criticada pela direita, nomeadamente pelo PSD e CDS. O líder social-democrata, Rui Rio, falou numa "pouca vergonha" e o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos disse que "quem manda" perdeu o respeito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 04 mai, 2020 18:16
    Pois é, os Portugueses não embarcaram em AVENTURAS. Mas se a IDEIA era ser apenas SIMBÓLICA para que DIZER o que foi dito " LIDO " no discurso do 25 de Abril? Foi dito que o DEZ de Junho tem de ser EVOCADO bem como o CINCO de Outubro e o PRIMEIRO de Dezembro. Se alguém quer ser DISCRETO não apregoa através do VENTO que vai haver FESTA, pois o vento pode virar TEMPESTADE. Foi isso que aconteceu. Mas como não há festa sem FOGUETÓRIO foi preciso dizerem o que foi dito pela Secretária Geral da CGTP " NÓS ESTAMOS AQUI ". Isto foi DITO. Mas já agora aproveito a oportunidade e direi o seguinte: se o Senhor com a experiência que tem da vida pública queria que fosse apenas simbolicamente CELEBRADO o primeiro de Maio porque razão não deu ORDENS ao Ministro da Administração Interna que não TOLERAVA a movimentação de CIDADA(O)S de UNS para OUTROS CONCELHOS como aconteceu? Aqui, neste espaço RR, eu fui um dos que ALERTEI para esse facto. Agora, o que lá vai, lá VAI.
  • Americo
    04 mai, 2020 Leiria 13:40
    Sr. presidente, não nos continuem a atirar areia para os olhos. Só lamento o meu voto perdido. Marcelo ? Jamais.
  • jorge
    04 mai, 2020 porto 12:56
    Símbolos, temos muitos, restringimentos só para uma parte da população, a outra parte usa e abusa do "poder" para se vangloriarem de defensores da "demo" "cracia"

Destaques V+