Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa acorda para o estado de calamidade. Mais transportes, passageiros e máscaras

04 mai, 2020 - 13:45 • Pedro Filipe Silva

Assistiu-se a um respeito generalizado do uso de máscaras nos transportes públicos, em Lisboa, no primeiro dia de desconfinamento.

A+ / A-

Veja também:


Lisboa acorda para mais um dia. Não é um dia qualquer, é o primeiro do plano de desconfinamento desenhado pelo Governo. As diferenças são notórias, ainda antes do sol nascer. Às seis e meia da manhã, na Estação de Oriente, fazem-se filas em frente aos cafés.

Lá em cima, nas plataformas, uns minutos depois, chega o comboio que tem como destino a Azambuja. É uma das 79 ligações que foram retomadas esta segunda-feira. Dezenas de pessoas entram nas carruagens. Não há ninguém que não tenha máscara.

No Cais do Sodré, a situação é idêntica. Sónia Crisante vem do metro e confirma. “Já se nota uma grande diferença. É um pouco assustador, porque ainda estamos no registo de confinamento. Ficamos um pouco alerta. É difícil voltarmos a uma normalidade, ao que já foi”, sublinha.

Esta passageira segue em direção à estação fluvial para ir para a margem sul. É de lá que vem Mafalda Barros, que relata a situação nos barcos da Soflusa. “Acho que vão muito cheios. Nós é que tentamos escolher um lugar um pouco mais distanciado. Sentei-me e veio um senhor sentar-se ao meu lado, tive de pôr a mala no meio”, descreve.

Mafalda considera que falta mais atenção no controlo para que seja cumprida a lotação máxima de dois terços da capacidade: “Eu acho que não há muito controlo. Acho que é mais a polícia à entrada para ver se as pessoas vão de máscara. Nos transportes acho que não há controlo nenhum, nós é que temos de ter cuidado."

Mafalda Barros ainda está em "lay-off", mas foi convocada pelo patrão para ir limpar o restaurante que está prestes a abrir. Ainda não se habituou à máscara. “Embacia-me os óculos, não consigo. Quando começar a trabalhar vou usar a viseira”, conta.

No Campo Grande, junto ao Estádio de Alvalade, parece um dia de jogo de futebol, tal é o aparato policial que ali está montado. Junto às paragens de autocarro da Carris está a Polícia Municipal. Está a fazer uma ação de sensibilização e a distribuir máscaras a quem não tem.

Entre as 5h30 e as 9h30 ofereceu cerca de 500 máscaras. Há quem saia dos autocarros com cachecóis ou blusas a tapar a cara. É feito apenas o aviso, para que na próxima não seja aplicada uma multa que pode chegar até aos 350 euros.

Ana Cunha não precisa, já tem máscara. Enquanto espera pelo segundo autocarro coloca desinfetante nas mãos. Novos hábitos que começam a fazer parte da rotina. “É um pouco difícil, porque não tenho saído de casa. É o primeiro dia que saio de casa, vou começar a trabalhar. Por isso está a fazer-me um pouco de confusão, mas vou habituar-me”, diz esta passageira que regressa hoje ao trabalho dois meses depois. Vem de Vialonga para cuidar de um idoso em casa.

Está em marcha, desde esta segunda-feira, o período de desconfinamento, planeado pelo Governo. Saiba tudo o que muda na passagem do estado de emergência para o estado de calamidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+