Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

​Instituto do Sangue apela ao reforço das dádivas

04 mai, 2020 - 16:24 • Dina Soares

Só foi possível manter a operação normal no pico da crise pandémica, porque nos primeiros três meses do ano tinha havido uma subida nas dádivas de sangue.

A+ / A-

Veja também:


A presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), Maria Antónia Escoval, apela ao reforço das dádivas de sangue, depois das quebras registadas nos últimos meses devido à pandemia de Covid-19.

Nos meses de março e abril, as dádivas de sangue caíram mais de 30% e só a redução drástica no número de cirurgias permitiu que os hospitais nacionais não entrassem numa emergência. No mesmo período, os transplantes caíres mais de dois terços.

Em março e abril deste ano, os transplantes caíram 68% quando comparados com os mesmos meses de 2019. Os dados revelados pela presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), revelam ainda que em abril, o valor médio diário das reservas nacionais registou uma quebra de 39% em relação ao período homólogo do ano passado.

Segundo Maria Antónia Escoval, foi possível manter a operação normal no pico da crise pandémica, porque nos primeiros três meses do ano tinha havido uma subida nas dádivas de sangue. No entanto, as colheitas realizadas pelo Instituto, e que representam mais de metade das colheitas nacionais, sofreram diminuições de 33% em abril e de 30% em março.

É verdade que em março o consumo de sangue diminuiu cerca de 30% devido ao cancelamento das cirurgias programadas. No entanto, desde meados de abril, o consumo começou a crescer, ainda que de forma gradual, e por isso o Instituto está a convocar os dadores registados via telemóvel e apela a todos os portugueses que tenham condições para isso, para que vão dar sangue. Ou seja, ter entre 18 e 65 anos (se for a primeira dádiva), pesar mais de 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis.

Dadores de plasma convalescente já podem inscrever-se

Entretanto, vai começar a recolha de plasma de sangue de doentes recuperados, o chamado plasma convalescente, e que tem em vista a recolha de anticorpos neutralizantes, destinados ao combate à covid-19. A terapia já foi usada com sucesso na China e experimentada em vários outros países.

Os testes serão feitos em dez unidades de saúde no país, e coordenadas pelo Instituto Português do Sangue em conjunto com a Direção Geral de Saúde, o Instituto Ricardo Jorge e o Instituto de Medicina Molecular de Lisboa. Os doentes recuperados podem começar esta segunda-feira a inscrever-se online no site do IPST.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+