Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado de calamidade. PSP impediu 310 pessoas de seguirem viagem nos transportes públicos

04 mai, 2020 - 13:33 • Celso Paiva Sol , com redação

Balanço do primeiro dia de desconfinamento foi feito à Renascença pelo intendente Nuno Carocha. Três pessoas foram multadas e PSP não registou problemas no comércio e nos serviços públicos.

A+ / A-

Veja também:


A PSP impediu 310 pessoas de embarcarem ou de seguirem viagem nos transportes públicos, esta segunda-feira, por não utilizarem máscara de proteção da Covid-19, uma das exigências nesta primeira fase de desconfinamento.

Em declarações à Renascença, o intendente Nuno Carocha, da PSP, explica que as autoridades optaram pela pedagogia e que, ao todo, só três pessoas foram multadas por não cumprirem as regras de uso obrigatório de máscara nos transportes públicos.

“As outras pessoas compreenderam a nossa abordagem. Aceitaram muito bem as nossas indicações”, refere o intendente Nuno Carocha.

Estes utentes dos transportes públicos que não cumpriam as regras “estavam bastante mal informados, pensavam que só com máscara cirúrgica estariam protegidos”.

h“Também aqui assenta o nosso principal papel nestes dias, que é informar e sensibilizar as pessoas. Explicar que pode ser com a máscara cirúrgica, mas as pessoas também podem utilizar o transporte público com a máscara comunitária ou com uma simples viseira”, sublinha o intendente Nuno Carocha.

Em relação ao pequeno comércio de rua e aos serviços públicos, que reabriram esta segunda-feira, a PSP não registou qualquer situação significativa.

“No que diz respeito aos serviços públicos, mantém-se o apelo para que os cidadãos tentem resolver os problemas por intermédio do contacto telefónico e do email e, só em último caso e com marcação prévia, é que devem deslocar-se fisicamente aos serviços. É uma regra que já vinha de trás e está bastante bem compreendida por toda a população”, refere o intendente Nuno Carocha.

Em relação ao comércio, “também não temos problemas a registar, por agora”, sublinha a mesma fonte.

“Vê-se que os comerciantes estavam com grande vontade de retomar a atividade e económica, têm todos os avisos no local, respeitam as distâncias de segurança, pedem às pessoas para aguardar fora do estabelecimento. Vê-se um elevadíssimo grau de cumprimento e pessoas bastante bem informadas”, constata o intendente Nuno Carocha.

[atualizado às 19h30]

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+