Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Dia começa com máscara colocada, apesar de algumas exceções

04 mai, 2020 - 08:20 • Isabel Pacheco

"Olhe, o primeiro a entrar e não tem máscara", assina Daniel, motorista dos Transportes Urbanos de Braga. Esta segunda-feira é o primeiro dia do plano de desconfinamento e uso de máscara é obrigatório nos transportes públicos. Multa pode chegar aos 350 euros.

A+ / A-

Nem todos os utentes dos transportes públicos, em Braga, cumpriam a obrigatoriedade do uso de máscara, esta manhã, no primeiro dia de estado de calamidade, o primeiro do plano de desconfinamento elaborado pelo Governo, que prevê um levantamento das restrições provocadas pela pandemia de Covid-19.

Há coimas previstas para quem não usar a máscara, mas Daniel, motorista dos TUB, Transportes Urbanos de Braga, mostra vontade de ser o primeiro fiscal e, se cumprir a tarega, evitará coimas para quem prevarica e irregularidades no seu autocarro: "[Se alguém estiver sem máscara, não pode entrar. Mas isto vai ser normalizado, as pessoas vão habituar-se, tem de ser".

Neste contacto da Renascença com a nova ordem dos dias, Daniel teve logo um desafio a abrir. "Olhe, o primeiro [passageiro] a entrar e não tem máscara", observou, ainda antes de tratar da situação.

Cenário diferente na estação de comboios da cidade, onde, apesar da pouca afluência, ninguém deixou a máscara em casa. "Passei a usar máscara agora, por causa dos transportes públicos", confirma João, que enquanto aguarda, mantém a máscara na mochila.

Ali, a fiscalização é feita por um agente da PSP e dois seguranças, que verificam quem traz o equipamento individual de proteção. Já à porta da estação, no ponto de táxis, as regras parecem estar ser cumpridas. No táxi de António Sousa há máscaras e gel desinfetante. Só faltam mesmo os passageiros

"Está muito parado. De 300 chamadas que tínhamos, nem 30. Já estamos a utilizar máscaras, luvas e gel desinfetante, mas não há movimento", lamenta.

Falta o movimento desejado para o negócio, mas há mais movimento na cidade. A partir das 10h00, com a abertura das lojas de rua, espera-se que a circulação de pessoas aumente. Nos transportes públicos, a avaliação, por ora, é de que ainda há quem não esteja a cumprir com o uso obrigatório de máscara, ainda que a maioria esteja a respeitar a lei.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+