Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado de calamidade

Precisa de ir ao dentista? DGS emite novas regras, atendimento só com triagem prévia

01 mai, 2020 - 22:13 • Redação

Já a partir de segunda-feira, e antes de cada consulta, aos pacientes será realizada uma “triagem prévia”, por telefone, para saber se apresentam sintomas de Covid-19 ou mantiveram contacto com infetados. DGS emitiu medidas para “assegurar uma minimização da transmissão”.

A+ / A-

Veja também:


A Direção Geral de Saúde (DGS) publicou esta sexta-feira uma série de medidas para “assegurar uma minimização da transmissão” da Covid-19 na ida ao dentista. A partir da meia-noite de domingo, nenhum consultório deverá atender utentes sem marcação prévia (por telefone, e-mail ou outro meio) e sem um plano de contingência atualizado. Os profissionais têm que estar preparados para procedimentos de alto risco, incluindo tratar infetados.

A autoridade de saúde considera que, devido à proximidade com os utentes, estes "profissionais de saúde oral estão expostos a gotículas respiratórias e a aerossóis", tornando o gabinete de consulta "uma potencial fonte de transmissão do vírus".

Assim, todos espaços deverão disponibilizar máscaras cirúrgicas, sempre que os utentes não as tiverem, devendo disponibilizar igualmente solução alcoólica à entrada do consultório, clínica ou serviço. Por outro lado, as salas de espera não podem ter objetos que possam ser manuseados por várias pessoas, como por exemplo revistas ou folhetos.

Os profissionais e consultórios devem ainda proteger com barreiras plásticas ou em papel de alumínio descartáveis as superfícies mais expostas ao contacto com as mãos do gabinete de consulta. A limpeza e desinfeção de todas as superfícies fora do gabinete de consulta deve ser realizada com intervalos entre 1-2 horas. Já nos gabinetes, a limpeza deve ser efetuada após cada consulta.

Remotamente, e antes de cada consulta, o utente deve sempre ser questionado, numa “triagem prévia” sobre possíveis sintomas sugestivos de Covid-19, bem como sobre eventuais contactos recentes com sujeitos infetados. Caso se verifique, a consulta deverá ser reagendada.

Toda a informação detalhada está disponivel no site da DGS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • omemprivado
    02 mai, 2020 10:54
    para fazer qualquer coisa temos de fazer pedido ao presidente da republica

Destaques V+