Boletim Covid-19: 30 de abril

A vida (e a economia) podem regressar de 15 em 15 dias. Bolsonaro culpa todos menos um

30 abr, 2020 - 23:30 • Tiago Palma

O desconfinamento vem aí, anunciou António Costa, e traz com ele uma interrogação: se as infeções dispararem no próximo mês, isso vai facilitar a nossa imunidade comunitária? Um especialista em biologia molecular responde na Renascença. Em Espanha, o Governo de Sánchez também levanta o estado de emergência, mas os passeios ao sábado têm hora marcada.

A+ / A-

Veja também:


PORTUGAL

Se soubesse o que sabe hoje, Temido teria recomendado uso de máscara mais cedo. Empresas com "fim de mês muito complicado" por erros do Governo


  • Apesar da existência de mais 540 casos da doença nas últimas 24 horas, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garante que a epidemia de Covid-19 em Portugal está em queda. "A epidemia não está a crescer. Todos os dias temos novos casos, mas a curva, apesar de altos e baixos, é uma tendência decrescente. A nossa epidemia está francamente a descer, apesar de todos os dias temos novos casos", declarou Graça Freitas.
  • Por sua vez, o secretário de Estado da Saúde diz que o país pode estar “confortável” com o atual armazenamento de máscaras para a população e profissionais de saúde. Na conferência de imprensa diária de atualização da situação pandémica em Portugal, António Lacerda Sales deu conta que Portugal “tem uma encomenda de 12,383 milhões” de máscaras FFP2, tendo já sido entregues 5,208 milhões.
  • Os erros e atrasos do Governo nos pedidos de "lay-off" abrem um cenário “catastrófico” às PME, é o que denuncia à Renascença Jorge Pisco, presidente da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas. Jorge Pisco revela que o setor está perante “um fim de mês muito complicado”.
  • Ouro, joias e toda uma panóplia de bens pessoais - como relógios, moedas ou até obras de arte - podem representar o último recurso para milhares de portugueses fazerem face à crise. "Numa situação em que não têm rendimentos para fazer face a certas obrigações, a primeira coisa que as pessoas fazem é verificar o que têm para ser objeto de penhor”. Mas os profissionais do setor dizem que é urgente regular o mercado.

MUNDO

Bolsonaro diz que mortes no Brasil são um "jogo político". Desemprego nos EUA não pára de aumentar


  • Em Espanha, tal como em Portugal, o governo prepara a reabertura da economia e da sociedade, incluindo no plano os passeios de sábado para evitar uma “saída explosiva”. Depois de confinados em casa há sete semanas, os espanhóis vão poder sair para passear e fazer desporto, a partir de sábado, 2 de maio, distribuídos por “faixas horárias”. O número de mortes em Espanha na sequência da Covid-19 atingiu, nesta quinta-feira, os 24.543, sendo que o valor diário voltou a diminuir. Nas últimas 24 horas, morreram 268 pessoas.
  • No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro continua a tentar encontrar responsáveis para as 5.500 mortes (e mais de 78 mil casos de infeção) causadas pela Covid-19. Esta quinta-feira, em declarações aos jornalistas, Bolsonaro responsabilizou os governadores brasileiros pelo atual estado da pandemia e levantou dúvidas sobre a causa das mortes associadas à pandemia. Segundo Bolsonaro, os governadores inflacionaram os números "para fazerem o jogo político".
  • A ativista ambiental Greta Thunberg vai doar um prémio de cerca de 92 mil euros para ajudar a Unicef a combater a Covid-19. O anúncio foi feito pela própria ativista sueca, que explicou tratar-se de uma verba que recebeu de uma ONG dinamarquesa.

Os números da Covid-19 no mundo:



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • amilcar godinho pere
    01 mai, 2020 almada cacilhas 03:20
    Agradeço receber informaçoes nacionais e mundiais etc... A.G.P.N.daS.V

Destaques V+