Tempo
|
A+ / A-

1º de Maio: CGTP alerta para "brutal ofensiva" e exige proibição dos despedimentos durante a pandemia

01 mai, 2020 - 16:03 • Redação

Num discurso na Fonte Luminosa, em Lisboa, Isabel Camarinha defendeu um horário de 35 horas semanais para os trabalhadores de todos os setores, sem perda de vencimento.

A+ / A-
CGTP assinala 1 de maio na rua, contra "o aproveitamento do vírus para a exploração de trabalhadores"
CGTP assinala 1 de maio na rua, contra "o aproveitamento do vírus para a exploração de trabalhadores"

Veja também:


A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, defende a proibição dos despedimentos durante a pandemia e 35 horas semanais para todos os trabalhadores setores.

Num discurso na Fonte Luminosa, em Lisboa, por ocasião do 1º de Maio, Isabel Camarinha exigiu a proibição dos despedimentos neste momento de crise provocada pela Covid-19 e a reversão dos que aconteceram nos últimos meses.

O pagamento a 100 % dos salários dos trabalhadores em “lay-off” é outras das reivindicações da líder da CGTP, no seu primeiro 1º de Maio como secretária-geral.

Isabel Camarinha defende um horário de 35 horas semanais para os trabalhadores de todos os setores, sem perda de vencimento.

Considera que a redução do horário de trabalho, com manutenção dos direitos, vai fomentar o emprego e não aceita que a Segurança Social seja descapitalizada.

“Estamos na rua para afirmar o direito ao trabalho, que cada trabalhar tem de ter melhores condições de vida e de trabalho. Hoje estamos na rua por direito e dever para com aqueles que representamos, que estão a ser alvo de uma brutal ofensiva, sujeitos ao aproveitamento que alguns fazem do vírus para acentuar a exploração”, declarou.

O secretário-geral do PCP também marcou presença na ação da CGTP, em Lisboa, uma das 22 organizadas em todo o país.

O vírus mata, mas não podemos esquecer quem tem “a vida destruída porque perdeu o emprego”, disse Jerónimo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+