Tempo
|
A+ / A-

Ordem dos Contabilistas

Erros da Segurança Social deixam milhares de trabalhadores sem salário em abril

30 abr, 2020 - 09:33 • Beatriz Lopes (entrevista), com Redação

Bastonária da Ordem dos Contabilistas salienta que a falha "não é admissível" e contraria versão da ministra do Trabalho.

A+ / A-

Veja também:


Erros da Segurança Social deixam milhares de trabalhadores sem salário neste final do mês de abril, de acordo com a bastonária da Ordem dos Contabilistas. Paula Franco sublinha que a situação é inadmissível e que o Governo devia admitir que, afinal, os trabalhadores que estão em "lay-off" só vão receber o salário em maio.

Em declarações à Renascença, a bastonária pede que a Segurança Social "seja expedita" a resolver o problema."Houve um resvalar do prazo de pagamento para maio e é isso que tem de ser dito, independentemente da forma como os processos foram enviados. Inclusivamente os contabilistas receberam notificações a dizer: 'O seu processo está bem, mas envie outra vez'. Ora, isto não é, obviamente, admissível."

Relativamente à falta do preenchimento do IBAN, denunciada pela ministra do Trabalho, há uma semana, Paula Franco desmente e sublinha que esse número foi desde logo disponibilizado, para que o salário fosse depositado na conta do trabalhador.

"O IBAN estava introduzido. Houve aqui mais uma vez, por parte, da Segurança Social, um perder de tempo a notificar as empresas sobre este aspeto, que não estava correto. As empresas tinham o IBAN registado, portanto houve ali um erro na leitura por parte da Segurança social e isso é importante que se admita", aponta a bastonária.

O primeiro-ministro anuncia esta quinta-feira o plano do Governo para o levantamento gradual das restrições à atividade social e económica até 1 de junho, com as primeiras medidas a entrarem em vigor já na segunda-feira.

António Costa deverá comunicar este conjunto de medidas, assim como a substituição do atual estado de emergência pela declaração de calamidade pública, no final da reunião do Conselho de Ministros.

Na semana passada, o primeiro-ministro adiantou que o plano de "desconfinamento" será adotado em três fases, a primeira já a partir de segunda-feira, em que poderão reabrir pequenos estabelecimentos comerciais de bairro.

Em Portugal, morreram 973 pessoas das 24.505 confirmadas como infetadas, e há 1.470 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Portugal é o 20.º país do mundo com mais óbitos e o 18.º em número de infeções.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 224 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    30 abr, 2020 10:24
    Talvez se comece a perceber a máquina de propaganda que foi montada. Foi só anunciar ... Acções, nada! Como acham que as pessoas vão viver?
  • usa_mascara
    30 abr, 2020 09:54
    ja nem é preciso ir ao circo para ver malabarismo , centeno contar cêntimos :
  • Catarina Sousa Mende
    30 abr, 2020 Lisboa 09:43
    A falta de verdade sistemática nos governos PS dos últimos anos não augura vitória para o país!

Destaques V+