Tempo
|
A+ / A-

Ordem dos Médicos já deliberou sobre caso do bebé sem rosto

29 abr, 2020 - 16:32 • Teresa Almeida

O conselho de disciplina da Ordem dos Médicos confirma, à Renascença, que Artur Carvalho, já foi informado da deliberação do órgão que analisa outros 10 processos deste obstetra.

A+ / A-

A Ordem dos Médicos já tomou uma decisão sobre o caso do bebé sem rosto, mas um eventual castigo ao médico Artur Carvalho só será divulgado nos próximos dias.

O conselho de disciplina da Ordem dos Médicos confirma à Renascença que Artur Carvalho já foi informado da deliberação do órgão que analisa outros 10 processos deste obstetra.

A decisão, segundo a mesma fonte, só será dada a conhecer quando todos os outros processos já tiverem sentenças, o que deverá acontecer até ao início da próxima semana.

Dentre os 11 processos disciplinares em curso sobre a atuação do médico Artur Carvalho, há alguns que já prescreveram, restando agora saber a decisão dos restantes.

O caso do bebé Rodrigo foi conhecido em outubro do ano passado. A criança nasceu no dia 7 desse mês no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, sem olhos, nariz e parte do crânio, depois de a mãe ter realizado ecografias com um obstetra numa clínica privada em Setúbal com o médico Artur Carvalho. Os pais do bebé fizeram três ecografias com o médico em causa, sem que lhes tivesse sido reportada qualquer malformação.

Só num exame feito noutra clínica, uma ecografia 5D, os pais foram avisados para a possibilidade de haver malformações. Questionaram o médico que os seguia, que lhes garantiu que estava tudo bem, contava o jornal "Correio da Manhã", citando a madrinha do bebé.

As complicações só foram detetadas depois do parto e os pais apresentaram queixa ao Ministério Público contra o médico. O Hospital de São Bernardo abriu um inquérito para averiguar este caso.

O mesmo médico esteve envolvido, em 2011, num processo idêntico, em que nasceu um bebé com malformações graves. Na altura, o Ministério Público decidiu investigar, mas o caso acabou arquivado. O processo na Ordem dos Médicos relativo a este caso foi já também encerrado.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+