Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05.
A+ / A-
Arquivo
Casa Comum - ​Rangel e Assis sobre 25 de abril no Parlamento - 22/04/2020

​CASA COMUM

Terá a UE mãos para a crise?

22 abr, 2020 • Celso Paiva com Pedro Caeiro


Os dois comentadores analisaram na edição desta quarta-feira o pacote de ajuda aos Estados-Membros por causa do coronavírus que vai estar em debate no Conselho Europeu e analisaram ainda o difícil cenário económico que Portugal vai enfrentar.

O assunto dominante à escala global, continua a ser a pandemia de Covid-19. Estamos na véspera de um Conselho Europeu decisivo, para se perceber afinal que tipo de ajuda vão os Estados-membros receber. Se os 540 mil milhões de euros decididos pelo Eurogrupo - que tantas críticas merecem do sul da Europa, por irem agravar a dívida destes paíse - ou se um montante ainda mais elevado, e com melhores condições para quem receber o dinheiro.

As posições parecem muito extremadas. A Itália e a Espanha já fizeram saber que não aceitam compromissos mínimos e que, ou ganham todos, ou não ganha ninguém. Portugal gostou do que se conseguiu no Eurogrupo, mas também acha insuficiente, porque defende mais dinheiro, e com menos consequências para os Estados.

Numa altura em que ninguém se atreve a minimizar os efeitos económicos desta crise, a pergunta que se põe é: a urgência de soluções é compatível com mais braços-de-ferro e divisões que arrastam a adopção de medidas ?

25 de Abril confinado

No plano interno, falou-se da polémica em torno das comemorações do 25 de Abril, condicionadas pelo estado de emergência em vigor. Paulo Rangel a concorda com celebração da data no Parlamento, mas critica a forma como Ferro Rodrigues se tem pronunciado sobre a assunto. O eurodeputado social-democrata não poupa críticas ao presidente da Assembleia República e dá mesmo um exemplo: "Se as pessoas forem a Fátima e estiverem lá 100 pessoas ou 300 ou (se quiser) 1.500 no recinto, há uma distância física de quatro e de cinco metros. As pessoas são disciplinadas e sabem-se comportar. A questão é uma questão de respeito por todos e isso não aconteceu", considera Rangel. "Ferro Rodrigues não está à altura do cargo, nunca esteve, nunca foi imparcial, como foi Jaime Gama ou Almeida Santos ou Mota Amaral. E desta vez falou com uma pesporrência que é totalmente anti-democrática. Ele julga-se o dono da democracia, mas não é, está muito enganado", acrescenta o social-democrata.

Sobre este tema, o socialista Francisco Assis também concorda que se assinale no Parlamento o 25 de abril, mas vê razão para a discussão que se instalou. "Querer agora cavar aqui um fosso entre grandes defensores do 25 de Abril e adversários do 25 de Abril em torno disso é ridículo e é grave".

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.