Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. SNS reforça capacidade para "criar uma almofada e prevenir uma segunda vaga"

29 abr, 2020 - 14:15 • Redação

Secretário de Estado da Saúde remete para a ministra Marta Temido o calendário de reforço do SNS e atualizou a capacidade atual de internamento no país.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades de saúde já começaram a reforçar o Sistema Nacional de Saúde (SNS) para uma possível segunda vaga da Covid-19 em Portugal, que poderá acontecer na sequência do fim das medidas de confinamento, que progressivamente serão levantadas após o fim do estado de emergência, a 2 de maio.

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garante que o país está preocupado com uma segunda vaga e as medidas concretas serão anunciadas, em breve, pela ministra da Saúde, Marta Temido.

"Estamos conscientes que não podemos descurar uma segunda vaga e, por isso, estamos a capacitar o SNS através de modelos organizacionais, calendários de atendimento, reprogramação de consultas e cirurgias. O calendário será anunciado em altura oportuna pela Ministra da Saúde, mas temos de criar uma almofada para prevenir uma segunda vaga, não queremos estar desprevenidos", diz Lacerda Sales.

O secretário de Estado atualizou ainda a capacidade máxima de internamento que o SNS dispõe, à data.

"Temos capacidade de 21 mil camas para agudos, 11 mil são de especialidades médicas e 9 mil de especialidades cirúrgicas. Temos cerca de mil pessoas internadas, o que confere algum conforto em termos de decisão de gestão flexível e gradual da capacidade", explica.

A atualização surge na sequência das declarações de Luis Mira, da Confederação dos Agricultores Portugueses que, à saída da reunião com os especialistas do SNS, afirmou que foi revelado que o limite para a rutura do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em caso de segunda vaga de Covid-19 no país, são quatro mil internamentos.

“Era o ponto a partir do qual não havia capacidade. Deram também a informação que, neste momento, há cerca de mil pessoas com Covid que ainda estão nos hospitais. Esta é uma folga de três mil pessoas a mais que podiam absorver sem haver rutura”, explica Luis Mira.

Sobre o possível regresso do desporto profissional no país, o secretário de Estado remete para as medidas que serão anunciadas por António Costa na quinta-feira: "Estão em estudo e a ser acompanhadas por um grupo de trabalho, onde também a DGS está integrada. Não vou antecipara nada, o primeiro ministro falará na quinta-feira".

A diretora-geral da Saúde explica que, à semelhança do que tem sido feito nas últimas semanas, a DGS vai acompanhar os efeitos das medidas de desconfinamento da população.

"Todas as medidas que tomámos fizeram com que a curva fosse aplanada e descendente. Temos de monitorizar o efeito do desconfintamento, porque vai aumentar o contacto entre as pessoas. Temos de monotorizar bem a evolução da pandemia", termina Graça Freitas.

Novo apelo à vacinação

Graça Freitas voltou a frisar a importância dos pais vacinarem os filhos para evitar surtos de outras doenças.

"Volto a fazer um apelo muito sério aos pais e cuidadores para que não deixem de vacinar as crianças. Estamos numa epidemia, mas se baixarmos a vacinação podemos ter outras epidemias. Veja se o seu filho tem o boletim em dia e leve ao centro de saúde, é seguro vacinar e é seguro ir aos centros de saúde", explicou.

O estado de emergência termina em Portugal a 2 de maio. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já anunciou que não irá renovar o estado de emergência.

Portugal conta com 24.505 casos positivos do novo coronavírus, 973 óbitos e 1.470 casos recuperados. Há 980 pessoas internadas, das quais 169 estão em unidade de cuidados intensivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    29 abr, 2020 20:42
    Notícias hoje publicadas dão conta de uma entrevista que este senhor deu ao jornal The Independent na qual terá afirmado que o "milagre " português face ao Covid-19 se deveu à preparação que o governo português iniciou logo em Janeiro! Em Janeiro, reparem bem! Quando a senhora da DGS afirmava em Fevereiro que se tratava de uma leve gripe! E assim se espalha o "milagre" português! É só propaganda! O que o secretário de estado não disse foi que somos o 6º país com maior número de infetados per capita, e o 10º em termos de mortes per capita.

Destaques V+